Mulheres terão crédito de até R$ 150 mil com juros reduzidos no Tocantins
Linha de financiamento lançada pelo governo do estado nesta terça visa impulsionar negócios liderados por empreendedoras

O governo do Tocantins lançou uma linha de crédito voltada a empreendedoras com financiamentos que podem chegar a 150.000 reais, prazos de até 60 meses e taxas reduzidas a partir de 0,98% ao mês. A média de mercado hoje varia entre 2,8% e 3,5%.
Operada pela Agência de Fomento, a iniciativa foi lançada nesta terça-feira e busca fortalecer negócios comandados por mulheres. Microempreendedoras e MEIs poderão solicitar até 30.000 online, enquanto valores superiores precisarão de atendimento presencial. O benefício da taxa reduzida está condicionado ao pagamento pontual das parcelas, sem aplicação para renegociações.
Dados do Sebrae apontam que o Tocantins tem 331.000 mulheres no mercado de trabalho, sendo 62.000 donas do próprio negócio. Atualmente, 8.205 empresas são lideradas por mulheres, representando 13,1% do total de empreendedoras no estado. Desde 2022, a Agência de Fomento já destinou 15 milhões de reais a programas voltados para as mulheres.
“As mulheres tocantinenses têm um papel fundamental na economia e precisam de acesso a crédito para expandirem seus negócios. Esse financiamento permite que mais empreendedoras invistam, gerem empregos e movimentem a economia local. Nosso compromisso é garantir que elas tenham as condições necessárias para crescer e prosperar no mercado”, afirma o governador Wanderlei Barbosa.