Moraes diz que Jair Bolsonaro pode dar entrevistas e fazer discursos
O ministro afastou a possibilidade de prisão do ex-presidente neste momento e advertiu que ele será detido, caso desrespeite as regras novamente

Nas sete páginas de despacho em que descarta a prisão de Jair Bolsonaro por descumprimento medidas cautelares, o ministro Alexandre de Moraes deixa claro que o ex-presidente pode dar entrevistas e fazer discursos públicos e privados.
“Inexiste qualquer proibição de concessão de entrevistas ou discursos públicos ou privados”, diz Moraes.
Leia mais: Bolsonaro será preso, caso Eduardo poste falas do pai na rede, diz Moraes
Ao ameaçar prender o ex-presidente por descumprir a regra que proibia Bolsonaro de usar de redes sociais por terceiros, o ministro deu a entender, nesta semana, que estavam proibidas as entrevistas concedidas pelo ex-mandatário a veículos de comunicação que transmitissem sua fala pelas redes sociais.
Leia mais: Bolsonaro chora em culto após decisão de ministro que o mantém solto
A possibilidade de censura ao trabalho jornalístico gerou críticas ao STF, levando o ministro a esclarecer a questão nesta quinta.
Moraes deixa claro que Bolsonaro não pode produzir conteúdos que sejam usados por investigados para atacar a Corte nas redes sociais. Cita como exemplo o ato de Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, que reproduziu falas de Bolsonaro nas redes, driblando a restrição imposta pelo Supremo ao pai.
Para Moraes, aliás, a atuação de Eduardo, replicando falas do pai nas redes, é prova de que Bolsonaro descumpriu, sim as medidas impostas pelo Supremo.