Ministros de Lula celebram pedido da PGR por condenação de Bolsonaro
Gleisi destacou que a denúncia demonstra, com base em provas, a responsabilidade direta do ex-presidente nos ataques à democracia

Horas após a procuradoria-geral da República ter pedido a condenação de Jair Bolsonaro e de outros sete réus por organizar uma tentativa de golpe de Estado, ministros do governo Lula e correligionários do presidente foram às redes celebrar a decisão.
Responsável pela articulação política do governo no Congresso, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou que a denúncia demonstra, com base em provas, a responsabilidade direta do ex-presidente e de seus aliados nos ataques à democracia.
“As alegações finais da Procuradoria-Geral da República não deixam dúvidas sobre a responsabilidade total de Jair Bolsonaro e seus cúmplices na trama golpista. […] A ação penal no STF caminha para o julgamento, numa firme demonstração de que o Brasil repudia golpes contra o regime democrático, que tanto custou construir”, escreveu Gleisi.
Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, falou sobre a força das instituições e fez críticas a interferências externas que tentaram atrapalhar o processo, citando nominalmente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“A decisão da PGR de pedir a condenação do inelegível @jairbolsonaro por tentativa de golpe não só faz jus aos autos do processo, repletos de provas, como reafirma a força das nossas instituições. O tiro de @realDonaldTrump para salvar o amigo da cadeia saiu pela culatra”, pontuou Teixeira.
Correligionários de Lula, deputados da base aliada também foram às redes comemorar o avanço do processo com a decisão da PGR.
“Grande dia! Bolsonaro indiciado pela PGR e pode ser preso a qualquer momento! A resposta à tentativa de destruir a democracia está em curso e nenhuma interferência externa vai livrá-los da justiça brasileira”, disse a deputada Maria do Rosário.
“A cadeia vem aí, sem dúvida! O procurador-geral Paulo Gonet apresentou as alegações finais contra Bolsonaro e o núcleo do golpe. Essa é a última etapa antes do julgamento, que vai começar em breve e eles vão pagar pelo que fizeram! Tic tac, Jair… o tempo está acabando”, celebrou o deputado Rogério Correia.