Ministro do Turismo assume presidência de Conselho da ONU nesta semana
Celso Sabino ocupará o cargo no ano em que o Brasil recebe a COP30, evento de relevância global

O ministro do Turismo, Celso Sabino, assumirá, na próxima quarta-feira e pelo período de um ano, o cargo de presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo. Eleito para o posto durante uma reunião do órgão, ocorrida no ano passado em Cartagena, na Colômbia, Sabino vai comandará decisões estratégicas para o setor, no tocante à atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, a relação entre o setor e as mudanças climáticas, digitalização, entre outras.
Por meio de seu perfil no X (antigo Twitter), o ministro afirmou, nesta segunda, que estar honrado em presidir o Conselho e destacou que estará representando o Brasil ao assumir o cargo.
“Uma honra enorme presidir o Conselho Executivo da ONU Turismo! A partir desta quinta-feira, estarei representando o Brasil ao liderar as decisões estratégicas que impactam o setor global, incluindo sustentabilidade e a relação do turismo com as mudanças climáticas”, disse.
Celso Sabino assumirá o cargo no ano em que o Brasil será palco de dois grandes eventos mundiais, BRICS e COP30. Este último, que será realizado em Belém, terra natal do ministro, é considerado o mais importante encontro de discussão de mudanças climáticas do mundo e reunirá acadêmicos, líderes globais e sociedade civil, entre outros. O governo Lula projeta a chegada de cerca de 50.000 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, à capital paraense.