Ministério destina R$ 893 milhões para projetos de inclusão digital
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou que recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações serão repassados ao BNDES

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou nesta semana a destinação de 893,3 milhões de reais para investimento em projetos de inclusão digital, com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, o Fust.
“Estamos conseguindo ampliar as nossas ações com este fundo que estava parado há décadas. Com muita dedicação, conseguimos destravá-lo para levar mais internet para a população brasileira”, afirmou o ministro na noite de quinta-feira.
Os recursos serão repassados para o BNDES para financiar o desenvolvimento de projetos para levar conectividade para escolas públicas, favelas e áreas remotas e rurais, entre outras iniciativas.
Os valores foram confirmados em reuniões do Conselho Gestor do Fust — 659,1 milhões na terça e 234,2 milhões na quinta. O fundo viabiliza recursos para iniciativas de universalização de serviços de telecomunicações, que não podem ser realizadas com a exploração eficiente do serviço.
As principais receitas que compõem o Fust são a contribuição de 1% sobre a receita operacional bruta, decorrente de prestação de serviços de telecomunicações nos regimes público e privado e as transferências de recursos provenientes do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações, o Fistel.