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Mercado Livre e Magazine Luiza são campeãs de reclamações no Procon-SP

Órgão recebeu cerca de 1.500 denúncias e notificou as empresas que foram alvo mais frequente de queixas na Black Friday

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 19h46 - Publicado em 29 nov 2023, 12h30

Após a Black Friday, o Procon-SP notificou os Grupos Mercado Livre e Magazine Luiza para prestarem esclarecimentos sobre as ofertas e uso de cupons de desconto, alvos de reclamação de consumidores. Em nota (veja abaixo) enviada ao Radar, o Mercado Livre lamentou as dificuldades encontradas por clientes.

Os clientes também questionaram a eficiência dos canais de atendimento, se queixaram sobre o uso da inteligência artificial, aplicativo fora do ar, e não aplicação do desconto oferecido. 

Até a segunda-feira, o órgão registrou mais de 1.500 reclamações relacionadas à Black Friday, sendo os principais problemas a demora ou não entrega de produtos; mudança do preço ao finalizar a compra; pedido cancelado após a finalização da compra; maquiagem de desconto e produto entregue diferente, incompleto ou danificado. 

Posicionamento do Mercado Livre:

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O Mercado Livre lamenta que alguns usuários tenham experimentado dificuldades em sua plataforma durante a Black Friday. A empresa está analisando o pedido de esclarecimento do Procon-SP, bem como todas as queixas apresentadas à entidade, respeitando todos os prazos de resposta. Cabe mencionar que o Mercado Livre vendeu mais de 2,8 milhões de produtos apenas na sexta-feira da Black Friday, o que indica que o número de queixas apresentadas no período representa uma mínima fração dos milhões de brasileiros que usufruíram da plataforma e de suas promoções durante a data.

A empresa destaca também que ofertou, por meio de seu ecossistema de e-commerce e banco digital, mais de 550.000 cupons de desconto para usuários que puderam economizar em suas compras na plataforma desde o início de sua campanha de Black Friday, em 16 de outubro.

Com isso, o Mercado Livre reitera seu compromisso com seus usuários em oferecer as melhores experiências em atendimento, compras e pagamentos, inclusive em períodos de alta no volume de vendas. 

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