Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Manaus tenta romper contrato de saneamento com compradora da Cedae

Aegea detém a concessão de água da capital do AM até 2045

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 ago 2021, 12h27 - Publicado em 20 ago 2021, 15h30

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), tenta a todo custo romper o contrato de concessão do serviço de água e esgoto do município com a Aegea, empresa que comprou em abril os dois principais lotes da venda da Cedae, a companhia de saneamento do Rio. 

O contrato da Aegea com Manaus data do ano 2000 e tem previsão de duração até 2045. O prefeito encomendou à agência reguladora de serviços públicos da cidade um estudo para apontar formas de declarar a caducidade do contrato.   

Segundo a administração de Almeida, a Aegea descumpre metas de universalização do acesso ao saneamento na capital amazonense.

A prefeitura acusa ainda a empresa de abastecer apenas quinze dos 187 bairros e comunidades da cidade e de não pagar multas no valor de 2,3 milhões de reais. 

ATUALIZAÇÃO  — 23/08/2021 –12h30:

Continua após a publicidade

Em nota enviada ao Radar em 23 de agosto, a empresa Águas de Manaus, pertencente ao grupo Aegea, disse que recebe “com muita naturalidade” o pedido da prefeitura da capital amazonense para a avaliação do cumprimento do contrato. 

Segundo a companhia, as metas para o período foram cumpridas de acordo com o que está estabelecido na concessão e que “Manaus é a cidade que mais ampliou a oferta de água tratada no país nos últimos três anos”. 

Atualmente, segundo a empresa, a cobertura de coleta e tratamento de esgoto é de 26% na cidade e avançará até 45% em 2025. Em pouco mais de três anos, ainda de acordo com a empresa, foram investidos 466 milhões de reais no sistema e nos próximos cinco anos o volume a ser investido deve chegar a 1 bilhão de reais.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.