Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Maioria do STF é a favor de manter prisão do traficante André do Rap

Julgamento sobre decisão de Fux ainda não terminou e será retomado nesta quinta-feira

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 out 2020, 18h33 - Publicado em 14 out 2020, 18h27

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para manter a decisão do presidente da Corte, Luiz Fux, que suspendeu o habeas corpus concedido ao traficante André do Rap pelo ministro Marco Aurélio Mello.

Dos dez ministros que compõem o plenário neste momento, seis votaram para que o criminoso continue preso. O julgamento, porém, ainda não foi concluído e será retomado nesta quinta-feira com o voto da ministra Cármen Lúcia.

Os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Dias Toffoli entenderam, assim como Fux, que a periculosidade de André do Rap justificava a manutenção de sua prisão preventiva.

Apesar de acompanhar a decisão de Fux, Rosa fez uma ressalva por entender que o presidente do Supremo não pode suspender liminar de ministro do próprio STF em matéria penal. 

Continua após a publicidade

A decisão de Marco Aurélio que libertou o traficante levou em consideração o artigo do Código de Processo Penal que fala sobre a necessidade de revisão deste tipo de segregação a cada 90 dias.

Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o dispositivo da lei não “fixou prazo fatal”.  “A lei não diz: a prisão preventiva tem 90 dias. Se quiser prorrogar, decrete de novo. Não diz isso. Ela diz que tem dever de ser feita uma análise. E a análise pressupõe as peculiaridades de cada um dos casos”, apontou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.