Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula viaja aos EUA para se reunir com Joe Biden e congressistas democratas

O presidente levará quatro de seus ministros para Washington: Fernando Haddad, Marina Silva, Mauro Vieira e Anielle Franco

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 fev 2023, 12h06 - Publicado em 9 fev 2023, 06h01

Lula e sua comitiva viajam nesta quinta-feira para os Estados Unidos, na segunda viagem internacional do presidente neste mandato (Argentina e Uruguai foram os primeiros destinos). Em Washington, ele deve se reunir com o presidente Joe Biden na Casa Branca, no fim da tarde desta sexta.

Também na sexta, o brasileiro tem encontros marcados com o senador Bernie Sanders, com deputados do partido Democrata e com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais.

Segundo o Palácio do Planalto, o presidente será acompanhado pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial), pelo assessor especial Celso Amorim, pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, e pelo senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado.

Lula foi convidado por Biden a visitar os Estados Unidos no dia 9 de janeiro, quando os dois conversaram sobre os ataques terroristas promovidos em Brasília na véspera por golpistas bolsonaristas. Na reunião desta sexta, os presidentes devem tratar de desafios ligados à radicalização política e ao discurso de ódio no espaço virtual, que atingem os dois países.

A “reativação do compromisso brasileiro com a conservação ambiental e a busca de um maior engajamento dos países desenvolvidos no cumprimento de seus compromissos de financiamento na área climática” também deverão estar na pauta, segundo o Planalto.

Continua após a publicidade

No campo econômico, a intenção é dinamizar investimentos, em transição energética e geração de energia limpa, por exemplo, e aumentar a integração das cadeias produtivas. Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil — atrás apenas da China — e o principal destino de exportações de produtos industrializados brasileiras.

“Especial atenção ainda ao impulsionamento da agenda de direitos humanos, em particular em temas como: o combate a fome e à pobreza em âmbito global, os direitos dos povos indígenas e o combate ao racismo, além da integração dos dois milhões de brasileiros que vivem nos Estados Unidos, nossa maior comunidade no exterior”, informou a Presidência.

Lula deve retornar ao Brasil no início da tarde do sábado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.