Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula recebe centrais sindicais em meio à pressão por alta do mínimo

Reunião contará com cerca de 500 representantes de entidades de trabalhadores; ainda não há consenso sobre novo valor do salário

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 jan 2023, 06h01

Lula terá na manhã desta quarta-feira uma reunião com cerca de 500 representantes de centrais sindicais, sindicatos, confederações e federações de trabalhadores para discutir a volta da política de reajuste do salário mínimo interrompida durante o governo de Jair Bolsonaro e que foi uma das promessas de campanha do petista à Presidência.

As centrais querem um aumento já em março, mas o valor sugerido por entidades como CUT, UGT e Força Sindical é maior do que o que o governo pretendia chegar. Os trabalhadores pedem 1.342 reais para o mínimo, enquanto o governo propõe 1.320 reais– aumento de 1,3% em relação aos 1.302 reais atuais

As centrais dizem que consideram em sua proposta a inflação do ano medida pelo INPC mais o crescimento do PIB em 2020. Já o governo argumenta que o valor mais alto teria impacto nos pagamentos do INSS. A reunião terá a presença do presidente e também do ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Curiosamente, o nome do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, não consta da agenda.

A ideia é a de que além da negociação do aumento em si, que seja dada a partida nesta quarta nas discussões para o estabelecimento de uma nova política de reajuste do salário mínimo a partir do ano que vem. Também será discutida uma proposta de formalização do trabalho via aplicativos de celular e o fortalecimento dos sindicatos e dos acordos coletivos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.