Lula e Macron falam em ‘aprofundar cooperação em matéria de defesa’
Os dois mandatários também trocaram impressões sobre as negociações de paz na Ucrânia

A conversa entre Lula e Emmanuel Macron, nesta quarta, durou menos de uma hora, mas envolveu diferentes assuntos. Um deles foi a questão da guerra na Ucrânia e a escalada de gastos militares no mundo.
Lula, segundo o Planalto, abordou a necessidade de ampliar as relações nessa área com os franceses, que são parceiros do Brasil no desenvolvimento de submarinos.
“No campo bilateral, os presidentes comprometeram-se a aprofundar a cooperação em matéria de defesa”, diz a nota do Planalto.
Os dois mandatários também trocaram impressões sobre as negociações de paz na Ucrânia. O presidente Macron elogiou o papel do Grupo de Amigos da Paz, liderado por Brasil e China. Os dois presidentes acordaram continuar diálogo sobre o conflito.
O presidente Lula demonstrou preocupação com o aumento dos gastos militares no mundo, enquanto cerca de 700 milhões de pessoas ainda passam fome. Lula, segundo o Planalto, registrou, nesse contexto, a saída do Brasil do Mapa da Fome da FAO e defendeu a reforma das instituições multilaterais em favor de uma governança global mais representativa e democrática.