Lula diz que governo não tem nada a ver com emendas parlamentares
Presidente atribuiu prática a uma conquista do Congresso durante um governo "irresponsável”

O presidente Lula declarou, em coletiva de imprensa concedida nesta quinta, 30, em Brasília, que o governo federal não tem nada a ver com as emendas parlamentares. Segundo o petista, a prática foi uma “conquista” do Congresso Nacional durante um governo “irresponsável”, em clara referência à gestão Bolsonaro. Em outras ocasiões, Lula afirmou que foi o governo do ex-presidente que entregou a gestão orçamentária do país nas mãos do Legislativo.
“Deixa eu te falar uma coisa, o governo não tem nada a ver com as emendas parlamentares. Foi uma conquista deles (Congresso) num governo irresponsável, que não governava o país. Elas existem, nós estamos agora com decisões da Suprema Corte, do ministro Flávio Dino, e vamos negociar para ver se colocamos um acordo definitivo entre a Câmara e o Poder Executivo”, disse.
Lula ressaltou, ainda, que a ideia é “dar emendas” subordinadas e orientadas a projetos de interesse do Estado brasileiro, destacando as áreas da saúde, educação e transporte, e afirmou que não terá dificuldades na relação com o Congresso.