Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF
Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2013, ministro atuou por mais de 12 anos e 3 meses como membro da Suprema Corte
O ministro Luis Roberto Barroso acaba de anunciar sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal. O anúncio aconteceu durante a sessão plenária do STF na tarde desta quinta-feira.
Com 67 anos, Barroso deixou a Corte oito anos antes do prazo previsto, já que a Constituição estabelece aposentadoria compulsória de cargos públicos aos 75 anos.
Na ocasião, Barroso leu uma carta aos colegas ministros presentes. Entre outros pontos, o magistrado destacou que seu tempo enquanto ministro do Supremo foi de “imensa dedicação à causa da Justiça, da Constituição e da democracia”.
“Ao longo desse período, enfrentei e superei, com discrição, dificuldades e perdas pessoais. Nada disso me afastou da missão que havia assumido perante o país em minha consciência de dar o melhor de mim na prestação da Justiça”, declarou.
Visivelmente emocionado, o ministro informou que agora seguirá “novos rumos”, ainda não definidos, mas que, sem apego ao poder, quer viver “um pouco mais da vida que me resta” sem a exposição pública, as obrigações e exigências do cargo.
Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2013, Barroso ocupou a cadeira de ministro do STF por pouco mais de 12 anos e 3 meses. Sua aposentadoria abrirá caminho para a terceira indicação do presidente Lula ao Supremo somente neste mandato.
Lula mantém popularidade, mas perde terreno entre eleitores independentes
Relator da CPI do Crime Organizado no Senado ajuda Derrite com PL Antifacção
Ibovespa avança após sanções de Trump a petrolíferas russas
Ibovespa cai aos 150 mil pontos em dia de decisão do Copom
Pantanal e Amazônia já superam limite de aquecimento previsto no Acordo de Paris







