Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Iphan responde conselho consultivo e pede que críticos ‘se retratem’

Larissa Peixoto e seus cinco diretores demoraram mais de três semanas para dar resposta a pedido de reunião de representantes da sociedade civil

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 fev 2022, 18h37 - Publicado em 21 fev 2022, 14h48

No último dia 27 de janeiro, os 12 representantes da sociedade civil no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural protocolaram um requerimento endereçado à presidente do Iphan, Larissa Peixoto, solicitando uma reunião extraordinária para discutir uma série de ações do governo Bolsonaro que comprometem o patrimônio ambiental, natural e cultural do Brasil — leia o texto na íntegra aqui.

Mais de três semanas depois, a chefe do instituto e seus cinco diretores responderam o ofício neste sábado, pedindo que os críticos “se retratem dessa manifestação descortês e realisticamente insustentável” — leia a resposta aqui.

Nos bastidores, comenta-se que Larissa quis demonstrar que não vai mais apanhar calada.

Em dezembro,ela chegou a ser afastada do cargo pela Justiça Federal do Rio, por falta de experiência ou formação acadêmica para ocupar o cargo, mas a decisão foi derrubada dias depois. 

Continua após a publicidade

Na manifestação desde sábado, Larissa Peixoto critica a falta de planejamento encontrada quando chegou ao Iphan, o que teria prejudicado de maneira o bom funcionamento do órgão.

Em reação às críticas, ela afirmou que, segundo um levantamento do instituto, o conselho consultivo se reuniu, em média, três vezes por ano nos seus 80 anos de existência, até 2019.  E que, na sua gestão, foram realizados seis encontros em 2021, o que permitiu avanços importantes na valorização do patrimônio brasileiro e deu andamento aos processos que vinham sendo prejudicados pela falta de planejamento das gestões anteriores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.