Helder recebe BID para discutir concessão de recuperação florestal no Pará
O governador se reúne nesta quarta, em Belém, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento e seu braço de financiamento ao setor privado

O governador do Pará, Helder Barbalho, vai receber logo mais, a partir das 14h30 desta quarta-feira, em Belém, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento e seu braço de financiamento ao setor privado, BID Invest, para discutir o apoio ao projeto de concessão da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu.
A iniciativa é pioneira no Brasil e prevê a restauração de 10.000 hectares na Área de Proteção Ambiental, em Altamira (PA), com investimento privado de 258 milhões de reais e contrato de 40 anos. O BID avalia oferecer garantias ao governo do estado, enquanto o BID Invest estuda financiamento à empresa vencedora da licitação.
“O BID e o BID Invest veem essa iniciativa como uma oportunidade inédita de atrair capital privado para reflorestamento, com potencial para se tornar um modelo global na COP30”, afirmoa Annette Killmer, chefe da representação do BID no Brasil.
Lançada na COP29 no Azerbaijão, a concessão está com edital aberto até março e deve gerar mais de 2.000 empregos, sequestrar 3,7 milhões de toneladas de carbono e impulsionar a bioeconomia local.
“A URTX é um primeiro passo para consolidarmos um programa estadual de concessões para restauração florestal, ampliando a capacidade do Estado de atrair investimentos e cumprir os compromissos do Plano Estadual Amazônia Agora”, afirma Helder Barbalho.
Em janeiro deste ano, o BID enviou técnicos para uma visita in loco à APA Triunfo do Xingu, onde coletaram dados para embasar a análise do banco sobre a viabilidade do modelo de garantia pública.