Gabinete de deputada que festejou vitória de Lira sem máscara é isolado
Foi o de Soraya Santos (PL-RJ), a razão foi Covid; ela defende votação presencial e bateu de frente com Maia, a favor do sistema remoto
O gabinete 324 do anexo 4 da Câmara foi isolado na manhã desta quarta-feira por conta de registro de caso de contaminação de uma servidora com coronavírus.
Trata-se do gabinete da deputada Soraya Santos (PL-RJ), uma aliada de primeira hora de Arthur Lira (PP-AL), e que celebrou sua vitória para presidente numa festa com aglomeração e sem máscara.
O gabinete foi isolado e desinfectado por servidores da área sanitária, que utilizavam equipamento de proteção. Do lado externo, uma fita amarela e preta impedia o acesso e um aviso na porta comunica a razão.
Depois, foi liberado, mas com restrição de acesso.
Soraya Santos é uma defensora da votação presencial na Casa. Ela esteve à frente do embate com Rodrigo Maia, então presidente, que derrotou a possibilidade da votação remota na escolha do sucessor do deputado do Rio.
A deputada defendeu com ardor a votação presencial, posição vencedora na reunião da Mesa da Câmara, da qual ela fazia parte.
Nesses dias, a Câmara vive uma romaria de prefeitos, que lotam gabinetes e corredores. Somente ontem, pelo menos 1.000 visitantes estranhos, sem autorização oficial, circularam na Casa.
A Câmara informou que o gabinete da deputada foi fechada para uma limpeza especial, e que se trata de um procedimento padrão. E que a limpeza foi solicitada por precaução porque um assessor teve sintomas de gripe. O resultado do teste de Covid, segundo a Câmara, ainda não saiu.
Abaixo, deputadas na festa de comemoração da vitória de Arthur Lira. Soraya está nesse grupo, de vestido verde e sem máscara.