Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Em anúncio, Tarcísio diz que atuou pessoalmente por investimento da Toyota

Governador não citou Geraldo Alckmin, que assumiu paternidade do projeto nesta semana

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 11h34 - Publicado em 5 mar 2024, 18h08

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, enalteceu o trabalho de seu Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, durante o anúncio do investimento de 11 bilhões de reais da Toyota na unidade da montadora, em Sorocaba (SP).

Ele iniciou o discurso, fechado para integrantes da empresa e autoridades, falando sobre investimentos bilionários no estado em centros de processamentos de dados, na indústria de energia e gás e de papel e celulose. Depois, contou como foi a articulação para convencer a empresa japonesa a instalar novas linhas no interior paulista.

Tarcísio disse que começou a liberar crédito de ICMS de forma calendarizada para tornar o investimento menos custoso à montadora, o que gerou uma confiança mútua entre a empresa e o governo.

“A gente começou a fazer isso com muita frequência, acelerando o crédito do ICMS. No final, gerou uma confiança da empresa no Estado de São Paulo”, discursou.

“Tudo o que a gente combina com a Toyota acaba acontecendo e a gente tá vendo nesse dia de hoje”, seguiu.

Continua após a publicidade

Havia uma indecisão na cúpula da Toyota se as novas linhas seriam alocadas no México ou no Brasil. A ida, em outubro de 2023, de integrantes do governo paulista ao Japão e os benefícios tributários da Fazenda de São Paulo foram importantes para a decisão sobre o destino do aporte.

“A gente foi lá para buscar mais uma linha. E essa uma linha já está virando três linhas. O investimento, que era 1,7 (bilhões de reais), está virando 11 bilhões (de reais). E aí, a gente vai celebrar 2.000 empregos que serão gerados aqui”.

Ao falar sobre a atração do investimento, o governador não citou o vice-presidente, Geraldo Alckmin, que assumiu nas redes sociais a paternidade das novas linhas. Após a cerimônia, Alckmin negou qualquer atrito com Tarcísio.

“Aqui não tem disputa, aqui tem somatório, somar esforços: governo do Estado entrando com a devolução do resíduo tributário, do crédito tributário; governo federal com crédito, com a inovação, com a mobilidade verde, que faz toda a diferença para a indústria automotiva, com a depreciação super acelerada, estímulo à exportação, enfim, é uma somatória de esforços”, disse Alckmin a jornalistas ao sair da fábrica nesta terça-feira.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.