Deputado quer informações dos Correios sobre risco de ‘colapso financeiro’
Em requerimento, Luiz Carlos Motta questiona se direção da estatal ‘reconhece publicamente a gravidade da situação de caixa pela qual vem passando’

O deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP) apresentou um requerimento para que a Comissão de Trabalho da Câmara peça aos Correios, “em caráter de urgência e de forma contínua”, informações sobre as medidas que a direção da empresa está adotando “para enfrentar os riscos de colapso financeiro e operacional”.
Ao demandar “esclarecimentos detalhados sobre a atual situação administrativa e financeira da estatal, diante das graves denúncias e evidências de instabilidade que vêm sendo amplamente noticiadas”, Motta cita notas do Radar sobre o rombo no caixa da operadora de planos de saúde da estatal e o alerta da Associação de Profissionais dos Correios (Adcap) para o cenário de “pré-insolvência” na empresa.
Para ser enviado aos Correios, o pedido de informações precisa ser aprovado em reunião da Comissão de Trabalho. Se isso acontecer, o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, terá prazo de trinta dias para responder aos questionamentos, sob pena de ser enquadrado em crime de responsabilidade.
Em seu requerimento, Motta busca saber se a direção da estatal “reconhece publicamente a gravidade da situação de caixa pela qual vem passando e os impactos disso sobre os trabalhadores” e “por que não estão sendo divulgados, de maneira acessível e periódica, dados atualizados sobre pagamentos de salários, encargos trabalhistas, contribuições previdenciárias e fundiárias, bem como sobre a situação contratual do plano de saúde dos empregados”.