Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

CNMP arquiva ação de Lula contra Deltan no caso do ‘PowerPoint’

Após ser adiado 42 vezes, conselheiros entenderam que caso, relativo a episódio ocorrido em 2016, prescreveu

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 ago 2020, 17h49 - Publicado em 25 ago 2020, 17h34

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) arquivou nesta terça-feira a ação em o ex-presidente Lula acusa o procurador Deltan Dallagnol  de abuso de poder no caso da entrevista coletiva feita com a apresentação de arquivo de PowerPoint, em 2016. 

A decisão foi unânime. O pedido de abertura de processo disciplinar também dizia respeito aos procuradores Roberson Pozzobon e Júlio Noronha, integrantes da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba.

Apesar do arquivamento, oito conselheiros disseram, ao longo da sessão, que se o caso não tivesse demorado tanto a ser julgado — foi adiado 42 vezes — as condutas dos procuradores seriam passíveis da abertura de processo disciplinar.

O caso entrou na pauta de julgamentos desta terça depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin atendeu a defesa do ex-presidente Lula e determinou que a ação fosse julgada, justamente pelo risco de prescrição. 

Apesar desta vitória, o coordenador da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba é alvo de outros processos no CNMP. O mais decisivo deles é o pedido elaborado pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), que defende o afastamento de Dallagnol da força-tarefa por “interesse público”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.