Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

CCJ do Senado aprova recriação do seguro DPVAT, que vai ao plenário

Texto inclui “jabuti” que permite ao governo elevar limite de gastos para 2024 e abrir crédito suplementar de R$ 15,7 bilhões

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 15h00 - Publicado em 7 Maio 2024, 14h26

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira, por 15 votos a 11, o projeto de lei complementar que recria o seguro DPVAT, substituindo-o pelo Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). A proposta deve ir à votação no plenário da Casa ainda nesta terça.

Sem mudanças no mérito em relação ao texto aprovado pela Câmara, o projeto conta também com um “jabuti” que permite ao governo Lula elevar o limite de gastos de 2024 em 15,7 bilhões de reais, abrir crédito suplementar nesse valor e, ao menos no papel, cumprir as regras do novo arcabouço fiscal.

A manutenção do trecho estranho ao tema principal da proposta faz parte de um acordo do Palácio do Planalto com lideranças do Congresso para a recomposição, em sessão conjunta de deputados e senadores na quinta-feira, dos 5,6 bilhões de reais em emendas de comissão que Lula vetou na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A gestão do SPVAT caberá à Caixa Econômica Federal. Relator do projeto e líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) afirmou na CCJ que o seguro custará algo entre 50 a 60 reais ao ano. 

“Reparem que quando estava na holding de seguradoras, bancada pelas quatro grandes seguradoras que tomavam conta do DPVAT até declinarem, o valor era superior a 100 reais e superior a 200 reais para moto. Portanto, havia uma gordura absurda, por isso houve a CPI, um apontamento de desvio, mas só quero de novo registrar que, se desvio houve, houve na gestão anterior, que não era pública”, disse o petista.

Wagner também afirmou que manteve no projeto o trecho que estabelece infração grave e multa de 195,23 reais para quem não pagar o prêmio do SPVAT dentro do prazo para não precisar mudar o texto e enviá-lo novamente à Câmara. Ele se comprometeu com os senadores que Lula vetará esse trecho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.