BRT, parque, porto, avenidas… Como estão as obras para a COP 30 em Belém
Com investimento total de 4,5 bilhões de reais, organização da conferência da ONU no Pará entra na contagem regressiva dos 10 dias

Neste sábado, a contagem regressiva para a COP 30, que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém, chega ao marco dos 100 dias, com diferentes entregas programadas pelo governo de Helder Barbalho no Pará.
Com obras acima de 90% de execução — são quase 40 empreendimentos em andamento, segundo Barbalho –, Belém já ganha novas avenidas, frota com 565 novos ônibus, dez hotéis que agregarão 2.000 leitos de alto padrão na rede hoteleira da capital e um porto com capacidade de receber navios de cruzeiro diretamente na cidade.
“Um dos grandes legados da COP 30 é transformar Belém e melhorar a qualidade de vida da população. Estamos falando de obras de saneamento que vão acabar com alagamentos em bairros vulneráveis, espaços culturais e de inovação que vão reposicionar a cidade no mapa e fortalecer a Amazônia, além da geração de milhares de empregos diretos e indiretos”, diz o governador.
A contagem regressiva dos 100 dias começa com a entrega do Porto Futuro II, espaço que abrigará o Museu das Amazônias, o Museu da Caixa e um parque de inovação. “Teremos o primeiro centro de bioeconomia da Amazônia, com uma lógica semelhante ao Vale do Silício, mas voltado à economia verde”, diz Barbalho.
Veja o estágio das obras para a COP 30 em cada área:
Porto Futuro II
Dois pavilhões foram concluídos e entregues às operadoras responsáveis pela montagem interna. Eles vão abrigar o Museu das Amazônias e o Museu da Caixa. O complexo está 93,57% finalizado e terá ainda o Parque de Bioeconomia e Inovação, voltado ao incentivo de negócios amazônicos.

Parque da Cidade
Principal sede do evento e onde ficarão a Blue Zone e a Green Zone, o parque está com 93,3% das obras concluídas. Aberto ao público em julho, o espaço registrou um fluxo intenso de visitantes e se consolidou como um dos principais pontos de lazer de Belém. Só no primeiro mês de funcionamento, mais de 500.000 pessoas passaram pelo parque.

Infraestrutura
As obras de macrodrenagem também avançam em canais como Gentil (98%), Nova Tamandaré (88%), Marambaia (87%) e Parque Linear Doca (93%), beneficiando mais de 500.000 pessoas em bairros historicamente afetados por alagamentos.

Mobilidade e saneamento
Três viadutos já foram entregues e o quarto, na ligação Mário Covas × Independência, está 80% concluído. O BRT Metropolitano, com 85% de execução, será operado por ônibus a diesel modelo Euro 6, que emitem 15 vezes menos carbono que os atuais, e por veículos elétricos, livres de emissões de gases do efeito estufa e com baixo nível de ruído. O Viário Belém COP 30 já pavimentou mais de 150 vias e está 60% concluído, incluindo nova sinalização em vias centrais e periféricas e a ampliação da Rua da Marinha. Ao todo, as obras de mobilidade e saneamento vão beneficiar mais de 2 milhões de pessoas.
