Brasil se prepara para receber 5º voo de repatriados dos EUA nesta sexta
ANTT disponibilizará passagens para deslocamento nacional dos recém-chegados

O Brasil receberá nesta sexta-feira o quinto voo de repatriados vindos dos Estados Unidos desde que Donald Trump chegou à Casa Branca, em janeiro deste ano. Até então, 420 brasileiros haviam sido deportados pelo governo norte-americano. Com a chegada da nova leva de cidadãos ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, esse número saltará para 522.
A chegada do voo à capital cearense está prevista para às 8h (horário de Brasília), enquanto os repatriados que seguem para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), têm previsão de chegada às 15h, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Coordenada pelo governo federal, em parceria com os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, das Relações Exteriores, da Defesa e da Justiça, além da Polícia Federal, Defensoria Pública da União, governos estaduais e as concessionárias aeroportuárias Fraport Brasil e BH Airport, a ação busca garantir um acolhimento digno e humanizado aos cidadãos que retornam ao Brasil.
Nessa operação, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibilizará 50 passagens para deslocamento dos repatriados entre estados brasileiros, sendo 30 para aqueles que desembarcarem em Fortaleza e se destinam a estados do Norte e do Nordeste, e 20 para repatriados encaminhados a Confins para deslocamento para estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul.