Brasil não aceitará ‘pecha’ de violador de direitos humanos, diz Lula
Presidente avaliou ser importante 'olhar' para as intenções dos Estados Unidos ao dispararem acusações contra o Estado brasileiro

Durante a cerimônia de anúncio do governo federal de medidas contra o tarifaço, nesta quarta-feira, que o Brasil não aceitará o estigma de ser um país que não respeita os Direitos Humanos.
Segundo o petista, é importante “olhar” para os Estados Unidos, e avaliar quais as intenções dos norte-americanos em dirigir tais acusações ao Estado brasileiro.
“Nossos amigos americanos, toda vez que resolvem brigar com alguém, eles tentam colocar a imagem de demônio em quem estão brigando. Brasil não tinha nenhuma razão para ser taxado. Não aceitaremos nenhuma pecha de que o Brasil não respeita os direitos humanos. Nada está sendo feito no Brasil de forma arbitrária”, disse.
Em clara referência ao caso do ex-presidente Jair Bolsonaro, seus aliados e demais envolvidos na tentativa de golpe no Brasil, o petista avaliou que o que acontece no país é algo comum em países democráticos.
“Alguem está sendo julgado com provas e com amplo direito de defesa. Se tivesse ocorrido no Brasil o que aconteceu no capitólio, Trump também seria julgado aqui”, destacou.