A conturbada ‘vitória’ de Bolsonaro em Olinda
Sob protestos, a Câmara de Vereadores da cidade pernambucana concedeu, por 14 votos a 1, o título de cidadão olindense ao ex-presidente

A Câmara Municipal de Olinda aprovou nesta terça-feira a entrega do título de cidadão olindense ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro.
Sob protestos de manifestantes que assistiam à sessão, o projeto de autoria do vereador Alessandro Sarmento (PL) foi aprovado com 14 votos favoráveis e apenas um contrário, de Eugênia Lima (PT).
A proposta de Sarmento, que é correligionário de Bolsonaro, foi apresentada apenas quatro dias antes de ser aprovada pela maioria absoluta do plenário.
Além do autor, foram favoráveis à concessão da honraria os vereadores Denise Almeida (PSD), Felipe Nascimento (PSD), Milcon Rangel (MDB), Mizael Prestanista (PSD), Jadilson Bombeiro (PL), Jesuíno Araújo (PSD), Iran Barbosa (DC), Simplício (PV), Professor Marcelo (PSD), Márcio Barbosa (Avante), Sardinha (Agir), Ricardo Sousa (Avante), e Saulo Holanda (MDB).
O título foi concedido ao ex-presidente “pelos relevantes serviços prestados ao município”, mas o projeto não aponta nenhum deles.
Durante seus quatro anos como presidente, Bolsonaro não foi nenhuma vez à cidade pernambucana, vizinha do Recife. No ano passado, ele visitou Olinda para participar de um ato de campanha da candidata a prefeita Izabel Urquiza, do PL, que ficou em terceiro lugar, com 24,83% dos votos válidos.
Nas eleições de 2022, o então presidente obteve 41,18% dos votos válidos no segundo turno, contra 58,82% de Lula.
Assista à votação, que ocorreu sob protestos: