STJ deve julgar conselheiro do TCE-RJ em processo criminal este mês
A inclusão na pauta ocorre após pressão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes Marques
Ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acompanham de perto o processo criminal que pode levar à prisão o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), José Gomes Graciosa. O caso, relatado pela ministra Maria Isabel Gallotti, está pautado para julgamento ainda em setembro.
A inclusão na pauta ocorre após pressão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes Marques, que na semana passada devolveu Graciosa ao plenário do TCE-RJ alegando demora do STJ em apreciar o processo. Além dele, outro conselheiro afastado, Marco Antônio Alencar, também deve ser julgado até o fim de outubro.
A relatora é conhecida pela rigidez em suas decisões, o que alimenta a expectativa de que o desfecho mais provável seja a perda do cargo público. Mesmo assim, a possibilidade de recurso ao STF pode adiar uma definição e prolongar a crise no TCE-RJ, que há mais de uma década funciona desfalcado: quase metade de seus conselheiros segue afastada e respondendo a processos judiciais.
Lula mantém popularidade, mas perde terreno entre eleitores independentes
Lucro da Petrobras sobe 23% no terceiro trimestre, enquanto exportações da China caem
Michael Caine e mais: os artistas que cederam suas vozes para clonagens de empresas de IA
Pantanal e Amazônia já superam limite de aquecimento previsto no Acordo de Paris
Ibovespa renova recorde atingindo 154 mil pontos com crescimento de 28% em 2025







