Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Tributária é mais importante que taxação de importados, diz Jayme Carvalho

VEJA Mercado: economista diz que a regulamentação do imposto sobre o consumo da reforma é mais relevante e de maior impacto que a taxação de "blusinhas"

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 jun 2024, 19h18 - Publicado em 5 jun 2024, 09h30

VEJA Mercado | 05 de junho de 2024.

As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta quarta-feira, 5. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o PIB do Brasil cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024. A economia brasileira foi puxada pelo setor de serviços, que cresceu 1,4% no período. O aumento no consumo das famílias foi o grande destaque do primeiro trimestre do ano. As dificuldades para o restante do ano, no entanto, prometem ser duras. Por um lado, os efeitos das cheias no Rio Grande do Sul para a atividade econômica do país, bem como o tempo de reconstrução do estado, ainda são incertos. De outro, o mercado já precifica menos cortes de juros em 2024. A especulada taxa terminal a 9% deu lugar a uma previsão mais amarga — de 10,25% no último Boletim Focus, o que abriria margem para somente mais um corte de 0,25 ponto percentual este ano.

Ainda assim, projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) dão conta que o Brasil pode ultrapassar a Itália e fechar o ano como a oitava maior economia do mundo. Em Brasília, a taxação de 20% das encomendas internacionais de até 50 dólares foi retirada da votação do programa Mover no Senado. Na bolsa, o Ibovespa emendou sua quinta sessão consecutiva no vermelho e o dólar comercial subiu a 5,28 reais. O repórter Diego Gimenes entrevista Jayme Carvalho, economista e planejador financeiro da Planejar. VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e no Facebook, a partir das 10h.

Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify

Continua após a publicidade

Oferecimento de JHSF

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.