Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99
Imagem Blog

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino

“Vamos brigar pelo campeonato”, diz diretor da Nissan na Fórmula E

Em entrevista, o diretor geral da Equipe Nissan na Fórmula E, Tommaso Volpe, conta como a disputa acelera o uso de tecnologias em veículos de passeio

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 dez 2024, 11h26

Como primeira e única equipe japonesa na Fórmula E, campeonato mundial de monopostos elétricos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Equipe Nissan chega à corrida inaugural da 11ª temporada com algumas novidades – da entrada do piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara à equipe como reserva à estreia da nova dupla, o francês Norman Nato e o britânico Oliver Rowland. A disputa acontece no sábado, 7. 

Em conversa com o blog Pé na Estrada, o diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E Tommaso Volpe falou sobre as mudanças da temporada, como a montadora vê sua participação na disputa, o papel do novo piloto brasileiro, Sérgio Sette Câmara, e como as tecnologias da pista são adaptadas para uso em veículos de passeio.

Confira a entrevista na íntegra a seguir:

Quais são as principais inovações que a Nissan está introduzindo nesta temporada?
A principal é o uso da tração integral nas quatro rodas (AWD), que irá aumentar o desempenho do carro durante o modo de ataque, ao mesmo tempo em que expande as áreas de potencial troca de aprendizado técnico com a tecnologia Nissan e-4ORCE (a tecnologia de tração nas quatro rodas usada pela Nissan em seus mais novos carros elétricos disponíveis no mercado).

O diretor-geral da Nissan, Tommaso Volpe
O diretor-geral da Nissan, Tommaso Volpe (Shiv Gohil|/Nissan/Divulgação)
Continua após a publicidade

O que mudou nos carros em comparação com a temporada anterior?
Alguns componentes da carroceria e o recurso AWD. Na Nissan, também  introduzimos um novo motor traseiro, melhorando nosso nível de eficiência energética.

A Nissan se comprometeu com a Fórmula E a longo prazo, tendo já se inscrito para a Gen4. Como essa participação reforça o esporte e a visibilidade da marca?
A participação da Nissan no Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA ajuda o esporte a ganhar força com o público e os fãs globais, sendo a Nissan uma das marcas de carros mais globais do mundo. A Nissan Formula E Team também é a equipe com mais apoio no esporte, o que é a consequência natural da nossa presença global. A Nissan participa da Fórmula E para promover globalmente nossos planos Ambition 2030 e nosso compromisso com a eletrificação, bem como para gerar IP adicional em eficiência energética e áreas de desempenho de Motores Elétricos.

Como você avalia a evolução da Nissan como equipe desde o início de sua participação na Fórmula E?
A Nissan Formula E Team mostrou uma das tendências de retorno mais impressionantes na história do esporte, saindo do fundo da classificação para o topo em apenas duas temporadas após uma reestruturação e transformação completas. Nossos planos são muito ambiciosos e continuaremos nos esforçando para lutar pelo campeonato já na 11ª temporada.

Continua após a publicidade
A dupla de pilotos Norman Nato e Oliver Rowland
A dupla de pilotos Norman Nato e Oliver Rowland (Nissan/Divulgação)

Ter um piloto do Brasil na equipe ajuda a revigorar a conexão com os fãs brasileiros?
Com certeza. Sérgio ajudará a se envolver com o já muito forte fandom da Nissan Formula E Team no Brasil, o que é fantástico, pois o Brasil é um mercado muito importante para a Nissan.

Como as tecnologias desenvolvidas para uso nas pistas acabam sendo incorporadas posteriormente em veículos de passageiros?
Possivelmente encontrando novas soluções de engenharia que aumentarão o nível de eficiência energética do trem de força, e também aprendendo como otimizar o gerenciamento de energia por meio de nossos sistemas de controle. Nós naturalmente exploramos todas as oportunidades para aprender com a experiência adquirida e aplicá-la aos nossos programas de carros de rua quando apropriado, e onde isso melhorará a propriedade do cliente ou a experiência de dirigir nossa gama de EVs. A Nissan tem mais de 70 anos de experiência em trens de força eletrificados, então nós nos juntamos à Fórmula E transferindo essa experiência de nossos EVs de estrada para nossos novos EVs de corrida. Somos o único fabricante na grade a ter um produto EV que está à venda há mais de dez anos. A Nissan se concentrou em seus objetivos técnicos de “Fase Um – estrada para pista”; nas duas primeiras temporadas, que levaram experiência e aprendizados do LEAF para desenvolver o desempenho do carro de corrida da Nissan. Desde o início da era Gen3 na Temporada 9 (2022/23), a equipe embarcou na “Fase Dois – da pista para a estrada”; de suas metas de transferência de tecnologia, onde o campeonato tecnicamente rápido ajuda a Nissan a mostrar recursos que visam incentivar a adoção de seus EVs pelo consumidor.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 82% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$ 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.