SUV híbrido mais vendido do país, Haval H6 ganha novidades na linha 2026
Modelo que marcou a chegada da GWM ao Brasil em 2022 foi atualizado para enfrentar as montadoras “tradicionais”
Quando a GWM chegou oficialmente ao Brasil, em novembro de 2022, o primeiro modelo escolhido para ser vendido no país foi o Haval H6. O SUV híbrido tornou-se o mais vendido em sua categoria. Em outubro deste ano, por exemplo, foram 3.010 emplacamentos, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), à frente de Song Plus e Song Pro, ambos da BYD, e do Corolla Cross, da Toyota. Agora, o modelo foi renovado para a linha 2026.
As mudanças começam no design, que agora tem uma inspiração “galáctica”. A grade frontal é nova, com 87 blocos em perspectiva e LEDs que remetem a um efeito cascata. O interior ganhou novos acabamentos e ficou com uma estética mais minimalista. O câmbio passa a ficar atrás do volante, e o cluster ganha mais definição. A central multimídia também foi adaptada para o público brasileiro, com novas terminologias.
Sob o capô está o motor 1.5 turbo de nova geração, derivado do Wey 07, SUV de luxo que a fabricante apresentou há poucas semanas no mercado brasileiro. Produz 150 cv de potência e 240 Nm de torque a 1800 rpm. Na traseira está o motor elétrico. Juntos, produzem XX cv de potência. Todas as versões contam com tração integral.
Há novidades também nas tecnologias do veículo. O cluster tem 10,25 polegadas em Full HD, enquanto a multimídia tem 14,6 polegadas, também Full HD, ambas personalizáveis com botões de acesso rápido para funções mais utilizadas. O head up display mantém as 9 polegadas, mas passa a exibir mais funções. A navegação embarcada mudou. Tem novas funções, como temporizador de semáforos, mostra os prédios em 3D e acompanha o trânsito em tempo real. A partir da versão PHEV, o sistema de som é premium, com 8 alto falantes, subwoofer e amplificador, com 216 W de potência.
De acordo com André Leite, diretor de marca e produto da GWM no Brasil, a estratégia é continuar atraindo consumidores de marcas consideradas tradicionais, e não tanto daqueles que podem optar por outros SUVs eletrificados chineses. “Continuamos perseguindo clientes de Toyota, Volkswagen e Jeep, marcas que têm uma grande base de clientes e transmitem confiança. É onde a GWM quer estar”, afirma o executivo.
O Haval H6 HEV, versão de entrada, compete diretamente com Jeep Compass, toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Passa a custar R$ 223 mil, R$ 3 mil a mais, na versão 2026. As versões PHEV19 e PHEV35 (híbridas plug-in com diferenças na capacidade da bateria), enfrentam Jeep Commander, Toyota RAV4 e Volkswagen Tiguan, além do BYD Song Plus. A PHEV subiu R$ 3 mil, passando para R$ 248 mil. A PHEV35 mantém o preço de R$ 288 mil. A topo de linha, GT, que disputa um segmento mais luxuoso, com rivais como Lexus UX 300h, Audi Q3 e BMW X1 (que, segundo Leite, costumam entrar na troca), também manteve o preço atual de R$ 325 mil.
Por enquanto, todas as unidades do Haval H6 da linha 2026 serão produzidas na China. A fábrica de Iracemápolis continuará focada nos modelos com motor diesel, a picape Poer P30 e o SUV grande Haval H9. De acordo com o fabricante, a demanda por esses modelos foi maior que o esperado.
Em um breve contato ao volante do novo Haval H6 algumas mudanças ficaram claras. Ele mantém o rodar confortável, mas a suspensão, calibrada especialmente para o mercado brasileiro, está um pouco mais firme e balança menos. O silêncio a bordo permanece, e as tecnologias embarcadas estão mais intuitivas. É o caso do Park Assist, que estaciona o carro sozinho ao identificar uma vaga disponível.
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