Dia das Mães: Assine a partir de 9 por revista
Imagem Blog

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino

Primeiras impressões: novo E-2008 é aposta da Peugeot em eletrificação

Totalmente elétrico, o modelo de apelo esportivo da montadora francesa marca a nova estratégia da empresa no Brasil

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 jul 2024, 15h30

Apresentado na última semana, o novo E-2008, versão totalmente elétrica do SUV da Peugeot, marca um novo momento da montadora francesa no Brasil. Trata-se da aposta da empresa na eletrificação. Tanto que este será o novo “flagship” da marca, ou seja, o veículo que mostra o que há de mais moderno em tecnologia disponível para o consumidor final. Assim como seu antecessor, deve compartilhar muita coisa com a versão à combustão, o que dá maior liberdade a quem ainda prefere passar no posto de combustível em vez de carregar seu carro na tomada.

Por enquanto, seu preço não foi divulgado – o que deve acontecer junto com o lançamento de sua versão à combustão. Com um valor competitivo, pode ser uma opção interessante. Mas o segmento é concorrido: Renault Megane E-Tech, Volvo EX30 e os chineses BYD Dolphin Plus e GWM Ora GT são alguns dos competidores que disputam o mesmo público.

Confira três pontos que chamam a atenção no novo E-2008 em um breve contato com o carro:

Nova identidade visual

O design do e-2008 é totalmente novo. O modelo é o primeiro a apresentar a nova identidade visual da Peugeot, com o logotipo do leão na cor preta, com um novo desenho. Os faróis diurnos anteriores, no formato do “dente de sabre”, foram substituídos por três “garras de leão”. O interior mantém o layout, mas o modelo GT, único que será oferecido por aqui, tem acabamentos diferenciados, como o uso de Alcantara nos bancos, desenhados com pegada esportiva. O volante é menor, com desenho próprio, que também remete a um modelo de apelo esportivo. O quadro de instrumentos tem tela de 10 polegadas de alta definição e um interessante efeito em 3D.

Melhoria na bateria e na potência

A potência do novo E-2008 é de 158 cv, um ganho de 15% em relação à versão anterior. O torque se manteve em 26,5 kgfm. São números suficientes para o tamanho do carro, que entrega boa dirigibilidade graças ao motor elétrico. E a capacidade da bateria aumentou um pouco, de 50 kWh para 54 kWh. A autonomia projetada é de 260 quilômetros – ainda pouco, em comparação com outros concorrentes. Há um pacote bem completo de assistências ao motorista, como alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e sistema de permanência na faixa, entre outros.

Continua após a publicidade

Condução empolgante, mas a um preço

Em um breve test drive pelas ruas de São Paulo, foi possível perceber que o E-2008 entrega uma boa experiência ao volante. Há três modos de condução. O Eco, como o nome deixa claro, é voltado para a economia da bateria. Feito para rodar com tranquilidade e conforto, sem grandes emoções. No modo Normal, o veículo fica mais ligeiro e entrega maior aceleração em uma ultrapassagem, por exemplo. Mas ainda mantém um equilíbrio entre a entrega total da potência e a economia de bateria. No modo Sport, claro, ele entrega uma experiência muito mais empolgante, com o motor entregando todo o torque de forma instantânea. A direção precisa e a suspensão equilibrada, nem tão dura, nem tão macia, proporcionam uma experiência divertida. Mas a um preço: o gasto de bateria é maior, e é bom ficar atento à autonomia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.