Pela primeira vez, limusine presidencial americana vai a leilão
Usado por Bill Clinton em 1996, o Cadillac Fleetwood Brougham blindado e bastante modificado marca a última vez que um sedã de produção foi usado como base

As limusines usadas pelos presidentes americanos não são apenas uma forma vistosa de se locomover para compromissos oficiais. São como bunkers sobre rodas, projetadas para garantir a segurança do mandatário em situações extremas. Uma delas, a limusine que serviu o presidente Bill Clinton em 1996, vai a leilão pela Mecum Auctions.
A base do veículo é o sedã Cadillac Fleetwood Brougham – desde os anos 1990 a General Motors é responsável pelas limusines presidenciais, sempre com o emblema da Cadillac. Mas o carro foi muito modificado. Recebeu uma blindagem de 7,6 centímetros (ou 3 polegadas) capaz de aguentar tiros de fuzis. O teto foi levantado para deixar o presidente mais visível, e o interior foi melhorado para receber Clinton.
O motor original, um V8 5.7 litros com 263 cv de potência, foi substituído por outro V8 7.4 litros, preparado pelo lendário Jack Roush, dono da equipe de Nascar Roush Fenway Keselowski Racing. O carro podia alcançar 234 km/h e tem apenas 1003 quilômetros rodados.

A limusine recebeu ainda um sistema de supressão de incêndios, um tanque de oxigênio a bordo e pneus com o sistema run flat, com reforços laterais para garantir que o carro possa rodar com pneus murchos ou furados, ao menos por uma distância limitada.
Esta é a primeira limusine presidencial que chega ao setor privado. É também uma de três unidades desenvolvidas para o ex-presidente Bill Clinton. Uma delas continua sob o poder da CIA, a agência de inteligência americana, e outra está no museu de Clinton, em Little Rock, Arkansas.
O modelo foi desenvolvido com um custo estimado pela GM em 6 milhões de dólares, cerca de 13,2 milhões de dólares ajustados pela inflação, ou cerca de 80,5 milhões de reais. Não foram divulgadas informações sobre o lance mínimo.

Bunkers sobre rodas
O Cadillac Fleetwood Brougham de Clinton marcou a última vez que um sedã de produção foi usado como base da limusine presidencial. A partir do primeiro mandato de George W. Bush, a General Motors passou a usar chassi de caminhão.
A limusine de Joe Biden, com visual parecido com o sedã Cadillac XT6, mas criado sobre a base do caminhão Kodiak, da Chevrolet, foi apelidada de The Beast (“a besta”). É um colosso de nove toneladas com blindagem capaz de aguentar explosões e ataques químicos.
Esses veículos são extremamente tecnológicos. As maçanetas são eletrificadas e foram instalados sistemas para lançar gás ;lacrimogêneo, há um sistema de visão noturna, comunicação capaz de enviar códigos de lançamento de armas nucleares. No interior, há até bolsas de sangue com o tipo sanguíneo do presidente, em caso de emergência.

O interior nunca foi mostrado ao público. Em julho do ano passado, o apresentador Jay Leno trouxe dois oficiais do serviço secreto americano em seu canal no YouTube, Jay Leno’s Garage, para falar sobre a limusine The Beast. Só o exterior foi filmado, e os agentes não podiam responder a maior parte das perguntas porque as informações era “confidenciais”. Veja o vídeo abaixo: