Lançamento duplo: Volvo traz ao Brasil o elétrico EX90 e o híbrido XC90
Modelos representam o topo da gama da montadora sueca; proposta do novo EX90 é ser o “mais seguro de todos os tempos”

Foi há exatos 98 anos, celebrados no dia 14 de abril, que o primeiro carro saiu da fábrica da Volvo em Gotemburgo, na Suécia. Agora, perto de seu centenário, a fabricante está apresentando dois lançamentos importantes de forma simultânea aqui no Brasil: a nova geração do híbrido XC90 e o novo elétrico EX90.
Apresentado pela primeira vez em 2022, o EX90 foi desenvolvido para ser o novo modelo topo de gama da marca sueca. Trata-se de um SUV grande, de sete lugares, equipado com um robusto pacote tecnológico suficiente para torná-lo o “Volvo mais seguro já feito“, segundo a comunicação oficial. É uma afirmação relevante considerando que a empresa sueca é conhecida pela preocupação com a segurança – um exemplo histórico é a criação do cinto de três pontos, replicado por toda a indústria.
Segundo Vinícius Garritano, gerente de produto da Volvo, o EX90 foi feito do zero. “Não é apenas um XC90 elétrico”, diz ele. Com potência de 517 cv e 93 kgfm de torque, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, feito notável para um carro tão grande. Tem 459 quilômetros de autonomia e pode recarregar de 10% a 80% em 30 minutos usando um carregador de 250 kWh. Embora seja rápido, seu foco maior é no conforto e na segurança. Tem o habitáculo mais silencioso da Volvo, capaz de isolar praticamente qualquer ruído externo. Tem bom-porta malas, razoável até com as três fileiras sendo utilizadas. E chega com um pacote de segurança bem completo. O destaque é o uso do Lidar, sistema muito mais eficiente que câmeras capaz de identificar objetos em até 250 metros, na chuva e na neblina. O modelo é o primeiro do mercado nacional com essa tecnologia. Por ser o “flagship” da Volvo, todo esse pacote de inovações tem um preço alto. O carro custará R$ 849.950 em versão única, disponível em oito cores e com diferentes acabamentos dos bancos.
Já a nova geração do híbrido plug-in XC90 mantém as características principais das versões anteriores. Ganhou mudanças estéticas na frente, com um novo farol. A traseira mantém o padrão de assinatura visual. “As pessoas olham de longe e sabem que é um Volvo, e queremos manter isso”, diz Garritano. O interior sofreu mudanças. O console central é novo, com novas telas, maiores e com resolução melhor, e uso de materiais reciclados em parte do painel. O sistema operacional é novo, que permite o uso de aplicativos sem a necessidade de parear o celular. O carro tem motor de 462 cv de potência, 47 km de autonomia no modo puramente elétrico, e consumo de 24,2 litros por 100 quilômetros. A versão mais básica, Plus, custa R$ 639.950. A Ultra, intermediária, que ganha suspensão a ar, head-up display, câmera 360º e purificador de ar, custa R$ 689.950, e a Ultra Black, com detalhes externos escurecidos, custa R$ 699.950.
SegundoRodrigo Mantovani, diretor de vendas da Volvo, desde 2023 os modelos totalmente elétricos tem participação de mais de 50% nas vendas da marca no Brasil, o que aponta para o crescimento da dessa fatia do mercado.
Primeiras impressões
O percurso de cerca de 60 quilômetros entre São Paulo e Vinhedo é curto para testar tudo o que um carro topo de gama tem a oferecer. Mas algumas coisas ficaram claras nesse primeiro contato tanto com o XC 90 quanto com o EX 90.
Em ambos, o conforto é muito evidente. A rodagem é macia e o carro absorve com eficiência as imperfeições da estrada. A proposta familiar é muito clara, com bastante espaço interno (até na terceira fileira) e comodidades espalhadas por todos os lados, como ar-condicionado de quatro zonas (no EX90), por exemplo.
Ambos têm boa potência, embora não tenham proposta esportiva. Especialmente o EX90. Por conta do motor elétrico, acelera muito rapidamente e a sensação é de flutuar sobre o asfalto. Pela suavidade com que alcança velocidades elevadas, é preciso ficar atento para não ultrapassar os limites da via, seja em um ambiente urbano, seja em rodovias.
As comodidades do painel de instrumentos e na central multimídia são realmente práticas. Dá para conectar o seu streaming favorito lendo um QR Code, sem precisar parear o celular. A navegação integrada com o Google Maps também funciona bem, com indicações no head-up display (nos modelos que têm a funcionalidade) e também na parte central do painel de instrumentos. Assim, é preciso desviar bem pouco os olhos da estrada.
Os sistemas de segurança são muito interessantes. Felizmente nenhuma das funcionalidades mais extremas precisam entrar em ação, mas a maneira como os carros sinalizam qualquer risco, especialmente o EX90, mostram o quanto a tecnologia pode ajudar a evitar acidentes, graves ou não.