Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês dos Pais: Revista em casa por 7,50/semana
Imagem Blog

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino

Com o SUV Boreal, Renault quer ganhar mercados – começando pelo Brasil

Novo modelo foi apresentado globalmente nesta quinta em evento em São Paulo; segundo Ivan Segal, diretor global de vendas, o SUV será vendido em 71 países

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 jul 2025, 19h23

Entre 2020 e 2021, no meio da pandemia de Covid-19, a Renault decidiu repensar sua estratégia de negócios. O primeiro passo foi repensar o portfólio local, para começar a reestruturação pela França e Europa. Os primeiros modelos chegaram ao mercado europeu em 2023, como a nova versão do Clio e o SUV híbrido Austral. Depois, começaram a focar nos mercados externos. O primeiro veículo dessa nova fase global foi o Kardian, lançado em 2024, já produzido na fábrica da montadora no Brasil. Agora, acaba de ser revelada a próxima peça dessa estratégia.

Trata-se do Boreal, SUV médio que a Renault apresentou globalmente nesta quinta-feira, 7, em um evento realizado em São Paulo. A escolha da cidade não foi à toa. O Boreal será vendido primeiro aqui e produzido na mesma fábrica do Kardian, em Curitiba. Depois, será exportado para outros mercados na América Latina. Também será produzido na Turquia para atender outros mercados, como o Oriente Médio. A ambição da Renault é vender o Boreal em 70 países. “É um produto global”, disse Caíque Ferreira, diretor de comunicações da marca, na apresentação oficial. No total, serão oito novos veículos, apresentados até 2027. O Boreal é o quarto, após o Kardian, o novo Duster e a nova geração do Grand Koleos, vendida na Coreia do Sul. No total, a Renault investiu 3 bilhões de euros nesta iniciativa.

Segundo Ivan Segal, diretor global de vendas da marca Renault, a estratégia já está dando certo. Hoje, 40% das vendas vêm de fora da Europa. E o Brasil tem papel central nessa equação. É o segundo maior mercado internacional da montadora. Turquia, Argentina e Coreia do Sul também são bastante relevantes nessa composição. “Queremos subir nosso centro de gravidade. Investimos muito no segmento C [de carros médios], não para ganhar market share, mas para ganhar valor, rentabilidade, sustentabilidade do ecossistema”, afirma Segal.

A fábrica do Brasil também é fundamental nessa nova estratégia global da Renault. Ela funcionará como um centro de produção de modelos como o Boreal para a América Latina. Em tempos de medidas protecionistas, Segal acredita que ter hubs produtivos é positivo. “Esses hubs nos dão flexibilidade e adaptabilidade. Dependendo do acordo do momento ou de uma decisão do presidente dos Estados Unidos tomada de uma hora para outra, podemos mandar os carros para diferentes hubs”, diz o executivo.

Como é o novo Renault Boreal

Revelado hoje globalmente, o Boreal é o mais imponente dos SUVs médios que serão vendidos no Brasil – uma categoria bastante concorrida, com alguns dos modelos mais vendidos atualmente, como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. Chama a atenção pelo visual, com linhas diagonais que remetem ao novo logo da Renault, e pelo bom acabamento da cabine, com uso de materiais sensíveis ao toque.

Continua após a publicidade

“É um carro que mostra a nova identidade visual da Renault, mais premium, que traz um aspecto aspiracional”, disse Daniel Nozaki, diretor de design da Renault nas Américas, na apresentação do modelo.

Sob o capô está um motor 1.3 turbo que produz 167 cavalos de potência e 270 Fm de torque com injeção direta, junto com um câmbio automático de dupla embreagem úmida com seis marchas. Tem bom espaço interno – “a impressão de tamanho é um aspecto valorizado pelo mercado latino-americano”, diz Nozaki -, porta-malas com capacidade de 522 litros, tecnologias de assistência ao motorista e algumas funções de conforto, como massagem nos bancos dianteiros, que têm ainda regulagem elétrica.

O Boreal será vendido no Brasil a partir do último trimestre de 2025.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo Anual

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 45% OFF

Revista em Casa + Digital Completo Anual

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$48,00, equivalente a 4,00/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup