Vídeo mostra Preta Gil bebê nos braços da madrinha, Gal Costa
Lenda da MPB foi figura presente na vida da afilhada, que a homenageou repetidas vezes nos últimos anos

A cantora e empresária Preta Gil morreu neste domingo, 20 de julho, aos 50 anos, após mais de dois anos de luta contra um câncer no intestino. Sua partida deixa enlutados milhares de fãs e um dos clãs mais célebres da arte brasileira, encabeçado pelo pai, Gilberto Gil — que, ao ter a filha em 1974, pediu à amiga Gal Costa que assumisse a responsabilidade de madrinha. Ela, voz emblemática da MPB brasileira, aceitou e foi figura presente na vida de Preta até a morte em novembro de 2022. Nesta segunda-feira, 21, usuários da rede X, antigo Twitter, resgataram um dos registros mais tenros deste laço: um vídeo doméstico gravado no aniversário de dois anos de Preta. Durante o Parabéns pra Você, Gal carrega, balança e aperta a menina com afeto. “Hoje ela voltou para o colo de Gal”, diz uma publicação com mais de 57.000 curtidas.
Preta Gil em seu aniversário de dois anos no colo de sua madrinha Gal Gosta. Hoje ela voltou pro colo de Gal. pic.twitter.com/UyrvrL7wtD
— Paula Sampaio Moreti (@GiuliMedrado) July 21, 2025
Gal serviu de inspiração pessoal e profissional para Preta, que a homenageou repetidas vezes. Pouco após a morte de Gal, Preta cantou a parceria Vá Se Benzer no Faustão na Band e chamou a madrinha de “um dos maiores presentes que a vida me deu”. Já no Criança Esperança 2023, ela cantou Força Estranha e foi surpreendida por Ivete Sangalo, que completou o dueto enquanto a amiga em comum de ambas, Carolina Dieckmmann, vibrava na plateia. Mais recentemente, com a estreia do remake Vale Tudo na faixa das nove, ela cantou Brasil no Domingão com Huck. O momento foi sua última aparição na televisão, na qual detalhou o plano de ir aos Estados Unidos para voltar curada da doença.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial