Preta Gil após novo procedimento: “Bem medicada e maquiada”
Cantora publicou vídeos via Instagram nos quais comenta procedimento recente, o impacto psicológico causado pela internação e visita de Ary Fontoura

A cantora Preta Gil utilizou os stories do Instagram na quinta-feira 6 para atualizar seus seguidores sobre seu estado de saúde. Ela está internada desde dezembro de 2024, quando fez uma cirurgia de retirada de tumores. No vídeo divulgado, ela anuncia ter passado por outro procedimento, de sutura: “Hoje já estou bem, com dor, mas bem medicada e maquiada”, ironizou. Além disso, a artista abordou os meses de afastamento da sociedade comum, admitindo sofrer de “fomo“, sigla americana referente ao medo de ficar de fora. “Quando eu vejo alguém no Porto da Barra, meu Deus, quando eu vejo alguém comendo no [restaurante] Preta, em Salvador, quando eu vejo alguém de biquíni em qualquer praia do Nordeste, é uma fomo gritante, mas estou resistindo”, disse.
Preta também mostrou aos seguidores o altar que construiu em seu quarto de hospital, composto por presentes de amigos e entes queridos. De caráter ecumênico, o canto junta símbolos do candomblé como Obaluaê, o orixá da cura e da doença, a estatuetas de Nossa Senhora Aparecida e Santa Dulce dos Pobres. No último dos vídeos postados, Preta Gil comemora a visita do ator Ary Fontoura, que havia passado no Hospital Sírio-Libanês para exames de rotina.
A saúde de Preta Gil
Diagnosticada com câncer no intestino no início de 2023, Preta Gil anunciou em dezembro do mesmo ano que chegara ao fim do tratamento. Seguindo o procedimento padrão para pacientes oncológicos, ela continuaria o acompanhamento da doença pelos próximos cinco anos, período no qual tumores podem reaparecer no corpo do paciente. Em agosto de 2024, Preta relatou que a doença tinha voltado em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. “Fui fazer meus exames de rotina quando todos nós — eu, os médicos, família e amigos — fomos surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento. Fiz exames complementares e na quinta comecei a quimioterapia”, contou. Em dezembro, passou por cirurgia para retirada dos tumores e, desde então, segue internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial