Osesp celebra 70 anos e divulga programação completa da temporada de 2024
A orquestra terá obras de Beethoven e Brahms; o regente titular Thierry Fischer fará o concerto de abertura em 7 de março
A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) divulgou nesta quinta-feira, 28, a programação da temporada de 2024 que celebrará seus 70 anos e também os 30 anos do coro e os 25 anos da Sala São Paulo. A abertura da temporada 2024 será no dia 7 de março e terá obras de Beethoven e Brahms, com o Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, Coros da Osesp e Acadêmico da Osesp e solistas.
A temporada será totalmente dedicada à celebração dos 70 anos da orquestra, com 27 programas sinfônicos na Sala São Paulo, cada um com três concertos por semana. Contando as apresentações na pré-Temporada, programa de música de animes, Concertos Matinais aos fins de semana, eventos fora da Sala São Paulo e outros projetos especiais, serão cerca de 95 apresentações da Osesp. A esses números se somam a série do Coro da Osesp, uma imperdível agenda de recitais e concertos de Grupos de Câmara formados por integrantes da Orquestra, somando quase 120 apresentações ao longo de 2024.
O Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, comanda 13 programas, o que significa 36 concertos, incluindo Matinais, apresentações na pré-turnê internacional (marcadas para agosto) e a abertura do 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão, no final de junho. A maratona musical tem início no dia 7 de março com a Missa em Dó Maior, de Beethoven, e a Primeira Sinfonia de Brahms, com Osesp, Coros e solistas.
No aniversário da Sala São Paulo, Orquestra tocará a Sinfonia nº 2 – Ressurreição, de Gustav Mahler, o mesmo programa que inaugurou a sala de concertos em 9 de julho de 1999. Principal eixo programático desta Temporada, Escolas de Viena revisita obras de Schubert, Brahms e contemporâneos, assim como de compositores da Segunda Escola de Viena, como Arnold Schoenberg, Alban Berg e Anton Webern.
A programação contará ainda com o Festival Schubert, que trará peças referenciais do compositor austríaco, como o Octeto em Fá, uma seleção de sinfonias e o ciclo de suas sonatas para piano, com Paul Lewis. Ciclo dedicado a Johannes Brahms apresenta as quatro sinfonias do alemão, concertos para piano e violino e peças para diferentes formações. O jovem israelense Tom Borrow será o Artista em Residência, interpretando os três primeiros concertos para piano de Beethoven e fazendo também recital com músicos da Osesp.
Dando continuidade ao projeto de preços populares, nove Concertos estão programados para as sextas-feiras em novo horário, às 14h30. Sete encomendas inéditas, dos autores Clarice Assad, Felipe Lara, Esteban Benzecry, Heinz Holliger, Andrew Norman e Unsuk Chin, além da vencedora do Concurso Compositoras Latino-Americanas, vão ser estreadas em concerto a preço popular e em seguida gravadas pela Osesp para disco comemorativo.
A programação completa pode ser acessada no site oficial da Osesp.