O disco que flagrou John Lennon oferecendo cocaína para Stevie Wonder
Em 1974, um álbum pirata registrou um inesperado encontro de John Lennon e Paul McCartney em um estúdio de Los Angeles

Em 1974, John Lennon vivia um dos momentos mais sombrios da sua vida, abusando de drogas e álcool em Los Angeles, quando se separou de Yoko Ono para viver com sua assistente May Pang. No período, conhecido Fim de Semana Perdido, o ex-beatle fez amizade com o cantor Harry Nilsson e topou participar da gravação do álbum Pussy Cats. Numa noite, em 28 de março de 1974, em Burbank, durante as gravações do álbum, Paul McCartney e Linda apareceram nos estúdios acompanhados de Stevie Wonder.
O radialista americano e um dos melhores amigos do casal, Elliot Mintz, contou sobre o encontro no livo John, Yoko e Eu (Ed. Sextante). Segundo Mintz, essa foi a primeira vez que a dupla de compositores mais famosa do rock se encontrava em três anos após meses de trocas de farpas públicas. “John e Paul pareciam ter retomado sua amizade como se fossem adolescentes de novo, saindo daquela van para fazer mais um show. Quando John me contou mais tarde, perguntei como ele se sentiu ao tocar com seu velho parceiro. Ele deu uma resposta meio indiferente: ‘Todos eles ficaram nos observando, pensando que algo grande estava prestes a acontecer. Para mim, eu só estava tocando com o Paul’, escreveu Mintz.
Como se não fosse fascinante o suficiente um encontro entre Lennon e McCartney em um estúdio, a dupla gravou algumas canções que mais tarde foram lançadas em um disco pirata intitulado A Toot and a Snore in ’74. O que poderia ser o começo da retomada dos Beatles, no entanto, se tornou em uma grande frustração, ainda que comovente. O resultado foram canções ruins e mal tocadas e numa delas é possível ouvir, claramente, Lennon oferecendo uma carreira de cocaína para Stevie Wonder.
Segundo Mintz, o que John não sabia é que aquele encontro surpresa tinha como propósito convencer Lennon a retomar o casamento com Yoko Ono. “Alguns dias antes, ela [Yoko Ono] me ligara para explicar as maquinações por trás daquilo. Yoko me contou que tinha conversado com Paul, que se ofereceu para falar com John”.
Além de McCartney, Linda, Wonder e Nilsson, também estavam no estúdio Jesse Ed Davis, May Pang, Mal Evans, Bobby Keys e o produtor Ed Freeman, que participaram da jam session improvisada. A voz de Lennon oferecendo cocaína a Stevie pode ser ouvida na primeira faixa do álbum. “Quer cheirar, Stevie? Um teco? Tá rolando”, diz Lennon. Na quinta faixa, a voz de Lennon é ouvida novamente, desta vez pedindo uma carreira de pó. Lennon canta e toca guitarra e McCartney toca gaita e toca bateria – de Ringo Starr. O ex-baterista do Beatles também participou do disco de Nilsson, mas não estava na sessão naquele dia. No dia seguinte, ele reclamou que McCartney sempre bagunçava seus instrumentos. Stevie Wonder participa cantando e tocando teclado. Linda toca órgão e May Pang toca bandeirola. Nilsson também canta.
Essa foi a única vez – gravada – que Lennon e McCartney tocaram juntos após o fim dos Beatles, em 1970, além de ocasiões informais e especiais, como encontros participares entre eles.