Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

O álbum silencioso lançado por 1.000 artistas em protesto contra a IA

Kate Bush, Damon Albarn, Annie Lennox, Jamiroquai, entre outros estão entre os músicos que apoiaram a inciativa

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 25 fev 2025, 09h01

Mais de 1.000 músicos lançaram nesta terça-feira o álbum Is This What We Want?, com doze faixas contendo somente barulhos de máquinas. O disco foi a maneira que artistas como Annie Lennox, Damon Albarn, Kate Bush e muitos outros encontraram para protestar contra uma regulamentação no Reino Unido que permite o uso por empresas de tecnologia de trabalho protegido por direitos autorais para o treinamento de inteligências artificiais. O regulamento, no entanto, dá poder aos músicos para negarem que seus trabalhos sejam usados, mas a negativa precisa ser proativa, do contrário, o entendimento seria o de que as empresas estariam autorizadas a usar os trabalhos.

O título das doze faixas do disco forma a frase: The British Government Must Not Legalise Music Theft To Benefit AI Companies que na tradução significa O governo britânico não pode legalizar o roubo de música em benefício das empresas de AI. “Na música do futuro, nossas vozes não serão ouvidas?”, escreveu Kate Bush. O lucro com a reprodução do álbum será doado para instituições de caridades que ajudam músicos.

O lançamento do álbum ocorreu com o fim do prazo de consulta pública do governo sobre a mudança na lei de direitos autorais. Grandes jornais britânicos, como o The Guardian, também protestaram publicando manchetes sobre o tema. Em uma reportagem do periódico, há uma carta assinada por escritores dizendo que “as propostas representam uma doação generalizada de direitos e renda dos setores criativos do Reino Unido para as Big Techs.”

Artistas como Paul McCartney, Elton John, Björn Ulvaeus, do Abba, estão entre os músicos que pediram proteção contra o uso de seus trabalhos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

"*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês."

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.