Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

Documentário musical sobre Elis Regina e Tom Jobim estreia no streaming

Um dos melhores documentários do ano, o filme acompanha em Los Angeles as gravações do clássico álbum gravado em 1974

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 20h05 - Publicado em 15 nov 2023, 13h26

Um dos melhores documentários musicais do ano, Elis & Tom – Só Tinha de Ser Com Você agora pode ser visto em casa. O filme estreia nesta quarta-feira, 15, para aluguel nas plataformas de streaming iTunes (Apple), Google Play, Vivo Play e Claro TV+. Os preços do aluguel digital devem ser consultados em cada serviço.

O filme mostra imagens de bastidores obtidas em um estúdio de Los Angeles durante a gravação do histórico álbum Elis & Tom. As imagens revelam o clima tenso daqueles dezoito dias, entre fevereiro e março de 1974, em que Tom Jobim e Elis Regina ficaram enfurnados no local. Quem escuta hoje o álbum de harmonias tão pungentes e cristalinas não faz ideia do sufoco que foi para gravá-lo. Se filmar esse tipo de bastidor já era algo sem precedentes na música nacional, fazê-lo com o grau de transparência apresentado no filme seria inviável hoje, num show­biz tão viciado no chamado “media training”. Das brigas aos momentos prosaicos de convivência, está tudo exposto em imagens que ganharam cores e definição assombrosas ao serem restauradas em alta resolução — o som foi remasterizado com auxílio de inteligência artificial.

As composições lapidares do maestro Tom Jobim, como a inescapável Águas de Março, com suas harmonias e escalas desconcertantes, mas dotadas de singela naturalidade, encontraram a interpretação perfeita na voz de Elis — que chegou ao estúdio de Los Angeles como uma virtuose conhecida por seu gogó potente e saiu convertida às sutilezas e contenções da bossa minimalista de Jobim. “Foi um monte de raio caindo no mesmo lugar”, resume João Marcello Bôscoli, filho mais velho de Elis.

O documentário também vai tentar uma vaga entre os possíveis indicados ao Oscar do ano que vem na categoria de melhor documentário. O filme, que estreou primeiro nos Estados Unidos, em 15 de setembro, e depois no Brasil, no dia 21, foi licenciado por lá pela distribuidora Outsider Films. A 02 Play, a produtora Rinoceronte Entretenimento e a Outsider farão campanha pela indicação da Academia de Hollywood.

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.