Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

De Bolsonaro a bate-boca em família: as polêmicas de Nana Caymmi

Ao longo de sessenta anos de carreira, a artista fez fama por sua sinceridade sem filtros e opiniões controversas

Por Marcelo Marthe Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 Maio 2025, 19h45 - Publicado em 1 Maio 2025, 19h34

Morta na tarde desta quinta-feira 1º no Rio de Janeiro aos 84 anos, após uma longa e agonizante internação hospitalar, a cantora Nana Caymmi deixou como legado uma carreira de imenso sucesso e prestígio na MPB construída ao longo de mais de sessenta anos. Mas, na sua trajetória marcada por uma voz inconfundível e grandes interpretações de compositores nacionais, a artista vinda do venerando clã Caymmi não apenas destacou-se na música. Nana era famosa e assumidamente “desbocada”: da política na era da polarização às discussões em família, sua grande característica era uma sinceridade, digamos, contundente. Confira algumas de suas variadas polêmicas:

Defesa de Bolsonaro
Em 2019, Nana chocou o meio cultural — de orientação majoritariamente à esquerda e petista — ao expressar apoio de forma enfática ao então presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, ela fez críticas ácidas aos colegas Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque, chamando-os de “comunistas”.

Farpas em família

Em meio à rusga por causa de Bolsonaro, sobrou também para sua sobrinha e também cantora Alice Caymmi. Após as duas se desentenderem publicamente, Alice disse não concordar com as opiniões políticas da tia e exigiu respeito. Mais recentemente, porém, a sobrinha fez as pazes com ela.

“Peitando” a indústria fonográfica

Purista do começo ao fim da carreira, Nana Caymmi não era de levar desaforo das gravadoras para casa. Em inúmeras ocasiões, enfrentou executivos e produtores que queriam fazê-la gravar discos “da moda”. “A primeira coisa que as gravadoras fazem é mandar um produtor desavisado conversar comigo. Aí eu toco ele a tiro”, disparou ela em entrevista

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.