Como postagem do Oasis nas redes sociais enfureceu fãs sul-coreanos
Imagem em vídeo postado nas redes da banda mexeu em vespeiro político e social

Em 8 de agosto, o Oasis publicou um vídeo teaser em suas redes sociais divulgando o novo visualizador da música Morning Glory, do álbum de 1995 (What’s the Story) Morning Glory?. No vídeo, cujo design sobrepunha recortes estilizados de imagens de cidades e paisagens, um sol amarelo com raios compridos gerou um incômodo entre fãs asiáticos, especialmente os sul-coreanos.
Os fãs viram semelhança entre o sol do vídeo e o sol da Rising Sun Flag, ou bandeira do sol nascente, um símbolo do imperialismo japonês e do militarismo da Segunda Guerra Mundial. A bandeira do sol nascente (em japonês, Kyokujitsu-ki) foi bandeira da Marinha japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, período em que as invasões japonesas a outros países asiáticos como Singapura e Hong Kong se intensificaram.

Lançado dias antes do Dia da Libertação da Coreia do Sul, em 15 de agosto, a postagem ganhou uma nova camada de problematização. Nessa data, os coreanos celebram a independência do domínio colonial japonês, que durou de 1910 a 1945 e gerou traumas profundos na sociedade coreana. Outros países asiáticos como a China, que foi invadida diversas vezes pelo Japão, veem na bandeira o mesmo símbolo de violência e poderio militar.
Após comentários descontentes de fãs asiáticos, a banda não fez um pedido de desculpas público, mas removeu o teaser de suas redes sociais e relançou o visualizador completo no Youtube sem a imagem do sol radiante.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial