Polir ou pular? A pegadinha linguística que causa muitas confusões
A estranha conjugação de um desses verbos provoca um erro comum; tire a dúvida e saiba como escrever e falar corretamente

Fala, pessoas!
Polir o carro é algo que poucos fazem hoje em dia. Normalmente, quem deseja um carro brilhando paga para alguém fazer o serviço. Mas você sabia que o verbo “polir” vai muito além disso? Ele tem várias possibilidades de uso, como neste exemplo: “Polir as minhas palavras é uma das coisas que sempre faço.”
Como minha profissão envolve diretamente o uso da palavra e do texto, aprimorar a forma de expressão faz parte do meu dia a dia. Pensando nisso, resolvi trazer para vocês algumas curiosidades sobre esse verbo tão peculiar.
O verbo “polir” tem um uso peculiar, principalmente em algumas conjugações. Ele é um verbo irregular, ou seja, em determinados tempos verbais, sua estrutura se altera de forma inesperada. Vamos dar uma olhada em como ele se comporta no Futuro do Pretérito:
Eu poliria
Tu polirias
Ele poliria
Nós poliríamos
Vós poliríeis
Eles poliriam
Até aqui, tudo parece normal. Mas agora vem o grande desafio: sua conjugação no Presente do Indicativo. Observe:
Eu pulo
Tu pules
Ele pule
Nós polimos
Vós polis
Eles pulem
Sim, você não leu errado! Algumas formas desse verbo são idênticas às do verbo “pular”. Isso significa que o sentido da frase só pode ser compreendido pelo contexto. Veja estes exemplos:
Eu pulo minhas palavras para falar com ela. (Verbo Polir)
Eu pulo muito na cama elástica da academia. (Verbo Pular)
Parece confuso? Com certeza! Mas essa é a beleza (e o desafio) da nossa língua portuguesa. Agora você já sabe que o verbo “polir” pode causar confusão por suas conjugações inesperadas.
E aí, gostou dessa curiosidade? Espero que esteja gostando dessa coluna que tem por finalidade deixar você com a língua portuguesa NA PONTA DA LÍNGUA.
Não se esqueça de que toda terça-feira e toda quinta-feira posto um texto novo por aqui; se você está gostando, já compartilha o link da coluna com a família e todos os seus amigos!
Vamos que vamos!
Professor Noslen Borges
Revisão textual: Profª. Ma. Glaucia Dissenha
Revisão de Conteúdo: Prof. Me. Fernando Pestana