Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Murillo de Aragão

Por Murillo de Aragão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Popularidade e pragmatismo

Os dilemas que o presidente Lula terá de enfrentar

Por Murillo de Aragão Atualizado em 3 jun 2024, 17h10 - Publicado em 24 mar 2024, 08h00

O recente declínio da popularidade do presidente Lula (PT) acionou alertas dentro do governo, precipitando uma série de reuniões de emergência. Circulam especulações até sobre a possível contratação de um consultor de marketing para revisar a estratégia de comunicação. As soluções propostas, por serem convencionais, parecem pouco promissoras para mudar o atual cenário. Diante dessa queda de popularidade, surgem questões cruciais: como o governo pode recuperar o apoio perdido e quais são as consequências dessa perda de apoio?

Vamos tentar desdobrar tais questões. Para começar, é crucial entender que a perda de popularidade do presidente Lula ocorre principalmente entre aqueles que não se identificam diretamente com ele, mas que o elegeram como uma alternativa ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A distância crescente entre esses eleitores e o presidente se deve, em grande parte, à percepção de que as propostas do governo pendem excessivamente para a esquerda, contrastando com suas expectativas. Essa situação sugere que Lula, assim como Bolsonaro fazia, pode estar falhando ao priorizar o diálogo com seu círculo de apoio direto, em detrimento de uma abordagem que poderia manter e até expandir sua base.

“O fato é que, sem uma mudança de estratégia, o capital político de Lula pode se esgotar rapidamente”

O presidente enfrenta um dilema: governar exclusivamente para a sua base de apoio ou adotar uma postura mais abrangente e inclusiva. E o fato é que, sem uma mudança de estratégia, o capital político de Lula pode se esgotar rapidamente. Então, qual o caminho a seguir? A lógica sugere a segunda opção, ou seja, uma governança voltada para o conjunto da sociedade, superando controvérsias e extremismos. Para isso Lula precisaria, primeiro, reorganizar sua administração, focando em resultados concretos e limitando a sua narrativa a aspectos positivos. Seria desejável também manter as ações do governo alinhadas às prioridades de desenvolvimento econômico e social, dentro de um quadro de responsabilidade fiscal. Além disso, a comunicação deveria evitar abordagens puramente mercadológicas ou populistas, tendo em vista alcançar um público mais amplo, com uma visão holística da comunicação.

O que seria isso? Seria, basicamente, considerar que a comunicação inclui um conjunto de iniciativas que vão desde o simples diálogo até estratégias de divulgação das ações governamentais. As críticas a mercados, a elites e a supostas conspirações internacionais já não têm o mesmo impacto em um contexto de informação saturada. O público quer resultados objetivos e bem definidos. Outro ponto controverso refere-se à ambiguidade ao defender a democracia no Brasil e ser complacente com regimes autocratas. O governo também está devendo à população narrativas mais consistentes quanto à segurança e à saúde públicas.

Continua após a publicidade

O presidente está em meio a escolhas de Sofia — um dilema moral extremamente doloroso. Basicamente, Lula tem que escolher entre ser pragmático e organizado, estabelecendo padrões de eficiência e entrega aos cidadãos, ou ficar preso a narrativas que são caras a padrões ideológicos com os quais historicamente se identifica. Por fim, é sempre bom lembrar que para ser um governo popular não é necessário que o presidente seja populista. Basta que ataque os problemas que mais preocupam os brasileiros.

Publicado em VEJA de 22 de março de 2024, edição nº 2885

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.