Meus 5 lugares preferidos no mundo
Quem me conhece sabe que não sou muito boa para fazer escolhas. Onde vamos jantar? Qual o lugar mais lindo que você já foi? Se você pudesse morar em um lugar, onde seria? Qual sua comida favorita? Só de pensar em ter que escolher uma resposta já fico nervosa (não, não sou libriana). Quando pensei […]
Quem me conhece sabe que não sou muito boa para fazer escolhas. Onde vamos jantar? Qual o lugar mais lindo que você já foi? Se você pudesse morar em um lugar, onde seria? Qual sua comida favorita? Só de pensar em ter que escolher uma resposta já fico nervosa (não, não sou libriana).
Quando pensei em escrever este post, minha ideia inicial era escolher o lugar mais incrível que já conheci. Mas quem disse que eu consegui chegar a uma conclusão… Mas também, vamos combinar, o mundo é tão grande, os lugares são tão diferentes, cada um tem seu charme… seria impossível eu escolher um só!
Então, para ficar bom para mim e para vocês ( 😉 ) decidi que, num esforço de reportagem, vou listar os cinco lugares que mais amei visitar. Não foi fácil. E tenho certeza que se olhar esta lista amanhã vou achar que deveria ter colocado tal lugar e tirado outro. Coisas da vida…
Mas vamos ao que interessa: meu top 5, não necessariamente nesta ordem! E o seu top 5, qual é? (Ah, e prometo em breve posts detalhados sobre estes destinos, ok?!)
> Paris
Tá, esta é meio batida, mas tem como não amar Paris? Até hoje lembro da sensação de ver a torre Eiffel pela primeira vez… Mas para conhecer a cidade de verdade é preciso esquecer dos pontos mais turísticos e se jogar na Paris da vida real. Andar sem rumo pelas ruazinhas da cidade, tomar sol nas cadeiras verdes espalhadas no Jardin des Tuileries, comprar baguete na boulangerie da esquina e andar de metrô. No verão ou no inverno, sozinha ou acompanhada, com pouco dinheiro ou com muito, não importa. Paris sempre será Paris.
> Japão
Há dez anos, se alguém me perguntasse, não colocaria o Japão na minha lista de “lugares que tenho que conhecer”. Não sei explicar o motivo. Por sorte, tive que ir para o país a trabalho, em 2007. E aí foi amor à primeira vista. Nunca vi um povo tão educado, tão organizado, tão eficiente e acolhedor. É emocionante ver a maneira como os japoneses vivem, se comportam. Isso sem falar no país, que é maravilhoso, cheio de belezas naturais que muitos de nós ignoram. Para quem mora numa cidade como São Paulo, cheia de problemas, visitar Tóquio é uma experiência inesquecível e prova de que é possível viver bem em uma megalópole.
> Hoi An
Não sei se foi porque cheguei a Hoi An pela noite e, quando me dei conta, já estava naquele lugar mágico ou se porque a cidade é especial mesmo (acho que a segunda opção é a mais plausível). Minha sensação foi a de estar um cenário, num mundo encantado. As lanternas coloridas iluminadas na beira do rio, as crianças vietnamitas com velas para colocar na água, os sons, os cheiros, as cores… Foi a maior surpresa que já tive em uma viagem. Mas Hoi An é encantadora também durante o dia. Nem mesmo o rato que subiu no meu pé durante um jantar me fez amar menos a cidade. Eu já havia sido conquistada.
> Istambul
Não foi só a beleza das mesquitas, a gastronomia, os passeios de barco pelo estreito de Bósforo que me conquistaram. Istambul é um daqueles lugares que têm alguma coisa diferente, mas que a gente não sabe explicar ao certo o que é. É algo no ar, algo que a gente não vê, mas sente. Tive a sorte de ir à cidade algumas vezes a trabalho, mas resolvi voltar nas minhas férias para poder explorar a cidade com calma. Do Palácio Topkaki ao Grand Bazar, passando pelo mercado de especiarias e a Hagia Sophia, tudo em Istambul é mágico.
> Havaí
Imagine um lugar em que você tenha praias paradisíacas desertas, praias para surfar, vulcões, neve, fazendas de lavanda e plantações de abacaxi, que possa ver baleias e nadar com tartarugas, que misture o que os EUA têm de melhor com uma parte ainda selvagem, que poderia estar em qualquer ilha tropical. Bem-vindo ao Havaí. Sabe quando disse lá em cima que não conseguiria escolher um único lugar para morar? Talvez o Havaí seja para mim o mais próximo do que eu chamo de lugar ideal. A temperatura é amena, o estilo de vida é mais relaxado e a vida passa mais devagar. Seja em Waikiki, na Big Island, em Maui ou em Molokai, o Havaí é sempre diversão garantida.