Empresa aérea agora vende ‘garantia de poltrona vizinha vazia’
A partir de hoje a Etihad permitirá que passageiros da classe econômica façam lance para comprar assentos e ter certeza que viajarão sem vizinhos ao lado
Quem nunca sentou numa poltrona de econômica para um voo longo e fez um milhão de promessas para o assento ao lado ficar vazio?
Como eu sempre gosto de entrar logo no avião, acomodar a minha bagagem e “assistir” ao processo de embarque alheio, é sempre vivo a expectativa do momento em que meu vizinho irá chegar. Ou não!
Parece sempre um filme em câmera lenta. A pessoa aponta no corredor, olha pra você, olha para o número da poltrona e depois para o cartão de embarque. Aí penso: ferrou! A pessoa então começa a andar com passos decididos e eu já vou me encolhendo no meu canto. Até que passa direto e segue andando para o fim do avião. Aí é o tempo de respirar aliviada e o processo começar outra vez. E outra, e outra… Até que uma hora a sorte acaba e aquela pessoa que você viu na sala de embarque e pediu aos santos que qualquer uma menos ela sentasse ao seu lado no avião sorri para você e diz: “Oi, meu lugar é este”.
Tá, posso ser um pouco exagerada, mas poucas me deixam mais feliz quando viajo de econômica do que ter a poltrona ao meu lado livre. Além de mais espaço, da liberdade de poder levantar sem ter que pedir licença, me livra daquelas 11 ou 12 horas de intimidade forçada com um desconhecido.
Pois saiba que se você é como eu, a partir de hoje a Etihad, uma das melhores empresas aéreas do mundo e com sede em Abu Dhabi, irá permitir que você pague para ter este conforto.
A empresa aérea não divulgou quanto custará para assegurar que ninguém sente ao seu lado, mas o processo é simples e funcionará nos mesmos moldes da possibilidade de upgrade que eles oferecem (outras empresas aéreas fazem o mesmo).
Antes de voar os passageiros poderão fazer lances online para um, dois ou três assentos ao seu redor, dependendo do tipo de aeronave e de quão cheio o voo está.
Não há garantias de que todos os lances serão aceitos e a confirmação só chegará 30 horas antes do embarque.
Mas não é só. Quem estiver viajando de econômica mas estiver disposto a gastar um pouco a mais para ter mais conforto também nos aeroportos poderá ter acesso a alguns lounges da Etihad ao redor do mundo.
Por um valor que varia entre US$ 60 e US$ 250, dependendo do tempo e do local, os passageiros poderão usar os lounges de Abu Dhabi, Londres, Manchester, Dublin, Paris, Washington DC, Nova York (JFK), Sydney, Melbourne e Los Angeles.
Já os passageiros de executiva poderão fazer um upgrade para os lounges e spas que até então eram reservados apenas para a primeira classe. Os valores não foram divulgados.
As medidas são uma tentativa da empresa de gerar mais receita com alguns produtos que já oferece normalmente a outros passageiros de classes de serviço diferentes. É também uma forma de ganhar dinheiro com as poltronas que ficariam vazias de qualquer maneira em alguns voos, além de uma forma de deixar os passageiros mais satisfeitos.
E aí, você pagaria para ter certeza que a poltrona ao seu lado estará vazia?