As 20 cidades mais legais do planeta para pedalar
Conheça os lugares onde é possível aliar diversão e exercício e fazer um programa turístico apenas pedalando como meio de se locomover
Poucas coisas se comparam à sensação de liberdade que um passeio de bicicleta pode proporcionar. O contato maior com a natureza e o ambiente em que estamos, a facilidade de passar por lugares que um carro não poderia e a vantagem de poder ir a lugares mais distantes do que iríamos apenas caminhando.
E poder fazer tudo isso enquanto estamos viajando então é uma delícia.
Eu preciso dizer que não sou a pessoa mais coordenada do mundo e que uma vez quase fiz uma amiga ser atropelada em Berlim quando estávamos fazendo um passeio de bike… lamentável. Basicamente eu caí da bicicleta e fiz um “stike” na minha amiga que estava ao meu lado, derrubando ela no meio da rua. Ninguém se feriu e isso não me impediu de continuar me divertindo de bike quando viajo.
Minha última aventura “ciclística” foi no Vietnã, um lugar que não recomendo para este tipo de coisa… Quem já foi pra lá ou pelo menos viu imagens do trânsito por lá vai entender o motivo.
Bem, o trânsito que enfrentei não era exatamente este de Ho Chi Min, senão possivelmente eu não estaria aqui escrevendo estas linhas. Eu estava em Da Nang, uma cidade bem mais tranquila para pedalar, mas nada que se compare a lugares como Amsterdã ou Copenhagen, por exemplo, lugares conhecidos por serem “bike-friendly”.
Não por acaso, a dinamarquesa Copenhagenzie (empresa de design especializada em todos os assuntos relativos à estabelecer as bicicletas como meio de transporte) faz a cada dois anos, desde 2011, um ranking com as melhores cidades do mundo para andar de bike.
Para chegar à lista, com 136 cidades no total, eles levam em conta fatores como infraestrutura, segurança, trânsito, cultura ciclística, planejamento urbano e programas de bicicletas compartilhadas, entre outros.
“Estudos publicados na Dinamarca indicam que para cada quilômetro pedalado, a sociedade tem um lucro líquido de 23 centavos, enquanto que o mesmo quilômetro feito por um carro gera à sociedade uma perda líquida de 85 centavos”, diz Mikael Colville-Andersen, CEO da Copenhagenzie.
Então que tal aproveitar da próxima vez que você for a algumas destas cidades e trocar o aluguel de um carro por o de uma bike?
Aí vai o ranking com as melhores cidades do mundo para fazer este experimento 😉
1. Copenhagen
Dinamarca
Pela primeira vez a cidade aparece no topo do ranking das cidades mais amigáveis para bicicletas e ciclistas do mundo graças a alguns investimentos feitos pelo governo nos últimos anos. Foram mais de €134 investidos nos últimos dez anos em infraestrutura e instalações. Para se ter uma idéia, foram construídas nada menos que 16 novas pontes na cidade apenas para ciclistas e pedestres. Pesquisas indicam que 62% da população usa bicicletas para chegar ao centro da cidade _os que usam carros equivalem a apenas 9%.
2. Utrecht
Holanda
Esta pequena cidade na Holanda é mais amigável aos ciclistas do que a capital Amsterdã. Há um projeto em andamento para construir 33 mil lugares para estacionar bikes na Estação Central de trem até 2020, já que os atuais 12 mil não são suficientes. Utrecht tem nada menos que 6 km de ruas exclusivas para ciclistas (e pedestres), o número mais alto do país. A cidade também implementou um sistema chamdo “Flo”, que detecta a velocidade de cada ciclista e o ajuda a acelerar ou diminuir o ritmo para pegar o próxima semáforo verde.
3. Amsterdã
Holanda
Líder do ranking de cidades amigáveis para ciclistas nas duas primeiras edições, Amsterdã caiu para o terceiro posto neste ano por falta de investimento e inovações neste quesito, segundo a Copenhagenzie. Outra preocupação é o aumento no número de scooters, que subiu de 8 mil em 2007 para 35 mil em 2016.
4. Estrasburgo
França
Apesar de cidade como Paris, Bordeaux e Nantes terem melhorado muito para ciclistas, Estrasburgo é a melhor cidade do país para conhecer sob duas rodas. O sistema de bikes compartilhadas Velhop é a melhor maneira de se locomover _tanto para os locais como os turistas. A cidade já possui 560 km de ciclovias e planeja implementar três anéis e várias rotas para ligar o centro às demais cidades das redondezas.
5. Malmo
Suécia
A cidade acaba de inaugurar a Cykelhust, um edifício de sete andares para que os moradores possam estacionar suas bikes de transporte ou para carregar mercadorias. Malmo também possui um sistema de entregas feitas com bicicletas no centro e está investindo no sistema de bikes compartilhadas. Em breve estará funcionando também um ferry que ligará Malmo a Copenhagen exclusivamente para ciclistas _a balsa terá capacidade para levar até 36 passageiros e suas bikes.
6. Bordeaux
França
Bordeaux pode ser conhecida por seus deliciosos vinhos. Mas a cidade também é famosa por ser bastante amigável a ciclistas e está no caminho para se tornar ainda mais. No ano passado foi aprovado o Plan Vélo Métropolitain, que tem o objetivo de fazer das bicicletas o meio de transporte de pelo menos 15% da população. Há também planos de transformar algumas pontes em exclusivas para bikes e serão investidos €75 milhões em projetos.
7. Antuérpia
Bélgica
Nem só de diamantes vive Antuérpia… a cidade é a melhor da Bélgica para quem quer se locomover em duas rodas. O sistema de bikes compartilhadas que já existe está sendo expandido para fora do centro da cidade e irá integrar áreas residenciais. Antuérpia já possui um estacionamento gigantesco de bicicletas em sua Estação Central, mas agora outras paradas também estão investindo nisso.
8. Liubliana
Croácia
Eleita a capital “verde” da Europa no ano passado, a cidade croata está fazendo um esforço enorme para se transformar de todas as maneiras possíveis. O número de ciclistas cresceu muito nos últimos anos, mas há planos de que a porcentagem da população que usa bikes como meio de transporte chegue a pelo menos 20 ou 30% nos próximos anos.
9. Tóquio
Japão
Engana-se quem pensa que em Tóquio as pessoas só se locomovem de metrô e trens. Números indicam que 4 milhões de pessoas use bicicletas para se locomover _é mais que a população de Berlim!_ todos os dias. Apesar de bairros turísticos, como Shibuya e Asakusa, serem bastante usados por ciclistas, é nas áreas mais residenciais que seu uso é mais comum, chegando a atingir 30% dos moradores. Recentemente foi criada uma Embaixada Ciclística do Japão para ajudar a conscientizar as pessoas da importância do uso de bikes.
10. Berlim
Alemanha
Se até eu me arrisquei a andar de bike em Berlim é sinal de que a cidade é totalmente amigável a ciclistas… Atualmente 13 a 20% da população da cidade usa bicicletas como meio de transporte. O número de bikes usadas para fazer entregas também tem crescido nos últimos anos.
Ficou curioso para saber o Top 20? Então aí estão as outras dez…
11. Barcelona, Espanha
12. Viena, Áustria
13. Paris, França
14. Sevilha, Espanha
15. Munique, Alemanha
16. Nantes, França
17. Hamburgo, Alemanha
18. Helsinki, Finlândia
19. Oslo, Noruega
20. Montréal, Canadá