As 13 fotos de viagem que todo mundo precisa ter no álbum
Sim, elas são clichês e todo mundo já as viu pelo menos uma centena de vezes. Mas já que você tem a oportunidade, por que não fazer também?
Eu já fiz. Você já fez também. Sejamos honestos… quem nunca?
É quase uma obrigação, ainda mais hoje em dia, em tempos de redes sociais.
A gente vê aquela foto que, por algum motivo, se torna viral e, quando visitamos a atração turística, fazemos igual. Quem nunca perdeu um tempão na frente de um monumento tentando “encaixá-lo” direitinho nas mãos de alguém? Ou que nunca ficou tirando mil fotos até todos no grupo conseguirem saltar ao mesmo tempo para fazer “a foto”?
Eu amo tirar fotos e sempre tento encontrar ângulos diferentes de coisas que já vimos várias vezes, seja em fotos de guias de viagem ou de outras pessoas. Subir em um lugar mais alto, me ajoelhar no chão, sempre estou buscando um jeito diferente de fazer “aquela mesma foto”.
Mas confesso que, vez ou outra, acabo me rendendo aos clichês fotográficos, porque, afinal de contas, por que não?
Fiz uma lista com alguns dos clichês mais conhecidos quando o assunto é foto de viagem. Como vocês vão perceber, muitas das fotos usadas são minhas, por razões óbvias 😉
E você, costuma fazer o mesmo? Qual sua foto-clichê favorita?
1. Guardas de Londres
Vai querer me convencer que foi pra Londres e voltou sem nenhuma foto com um guarda? Nem aqueles que ficam na frente do Palácio de Buckingham com a roupinha vermelha e o chapéu de “pelúcia”? Sei, sei…
2. Pernas de salsicha
Esta é obrigatória para quem tira férias e vai para a praia ou fica num hotel com uma bela piscina. Se der para mostrar as pernas, a piscina/mar e um drinque então, melhor ainda. Outra variação do mesmo tema é mostrar apenas os pés. Quem nunca.
3. Selfie com monumento
O que vale cruzar o mundo para ver o Taj Mahal se você não puder provar que esteve lá? (Tô só brincando, heim?!) Para não ficar nenhuma dúvida de quem, você esteve lá, nada melhor que um selfie com o tal monumento famoso pra provar, como eu em Angkor Wat 😉
4. Pulo
“Vamos lá… no três! Um… dois… três!!” Duvido que você nunca tenha sido o fotógrafo ou o fotografado de uma foto destas. Quando é só uma pessoa, como minha amiga aí na foto acima, é mais fácil. O problema é quando é preciso sincronizar um grupo maior saltando ao mesmo tempo… haja paciência!
5. Asa de avião
Seja para anunciar sua ida para algum lugar ou que é hora de voltar pra casa, a foto da asa do avião é um clássico. Se der para pegar um por do sol ou alguma paisagem espetacular, melhor. Na minha (acima), eu queria mostrar minha chegada à Cidade do México. Vale também se mostrar nuvens bem lindinhas 😉
6. Reflexo nos óculos
Tá, aquela primeira vez que você pensou que seria legal tirar uma foto de alguma atração turística através do reflexo nos óculos escuros de alguém foi original. Mas depois que seu feed do Instagram virou só fotos de reflexos cansou, né? Esta minha aqui quem tirou foi meu guia, no Taj Mahal, depois que ele insistiu muito e disse que ficaria incrível…
7. Atravessando a Abbey Road
https://www.instagram.com/p/BaKU1omBp-C/?hl=pt-br&tagged=abbeyroad
Vale fazer sozinho ou em grupo. O que conta é tentar recriar a capa do disco dos Beatles que mostra o quarteto atravessando a agora famosa Abbey Road, em Londres. O difícil é conseguir fazer a foto sem ter que compartilhar o cruzamento com outros turistas…
8. Segurando uma pirâmide
Pode ser a do Louvre. Ou então as do Egito. Em último caso vale até a do Hotel Luxor, em Las Vegas. O importante é dar a impressão de estar segurando uma pirâmide bem pela pontinha. A perspectiva neste caso é importante para dar “veracidade” à foto
9. “Meditando”
Nesta “modalidade” o mais legal é estar num local onde faça sentido estar meditando ou dando uma de yogi. Pode ser num local sagrado na Tailândia, com uma vista incrível do Grand Canyon ou, como no meu caso, em um templo na Índia. Se a roupa for adequada, como a minha, melhor ainda. Só esqueci de fechar os olhos…
10. Segurando o sol
Outra clássica e que pode ser feita em qualquer lugar onde haja um por do sol. Basta fazer a pose e pedir que seu fotógrafo “encaixe” o sol entre ou em cima de suas mãos. O grau de dificuldade é bastante baixo. Mas nem assim esta que fiz da minha amiga em Venice ficou das melhores…
11. Segurando a Torre Eiffel
Nesta modalidade vale segurar pela ponta, pela base, colocá-la entre as duas mãos… o importante é abusar da criatividade. Como já virou um tanto quanto clichê, hoje em dia tenho visto até novas variações, como gente mordendo a torre, empurrando, etc…
12. Enlameado no Mar Morto
Ir ao Mar Morto e não fazer uma foto todo enlameado é quase como ir ao Mar Morto e não se lambuzar de lama… impossível. Seja sozinho ou acompanhado, num selfie ou fazendo pose para alguém, o importante é esquecer a timidez e registrar o momento!
13. Segurando a Torre de Pisa
Quem já foi a Pisa ver a famosa torre inclinada deve ter ficado surpreso com a quantidade de turistas posando para esta que talvez seja a foto turística mais clichê do mundo… Eu lembro de ter ficado um tempão só assistindo ao povo tentando encaixar a mão no local certo para dar a idéia de que está segurando a torre. É bem divertido! Para os mais criativos, algumas versão usam a torre como sorvete…