‘O Sol É para Todos’ terá sequência publicada em julho
O clássico O Sol É para Todos vai ganhar uma continuação 55 anos depois de ser lançado. A obra, Go Set a Watchman (ainda sem tradução em português), não foi escrita agora, contudo. O original data dos anos 1950, e ficou esse tempo todo na gaveta porque a autora, a americana Harper Lee, hoje com […]
O clássico O Sol É para Todos vai ganhar uma continuação 55 anos depois de ser lançado. A obra, Go Set a Watchman (ainda sem tradução em português), não foi escrita agora, contudo. O original data dos anos 1950, e ficou esse tempo todo na gaveta porque a autora, a americana Harper Lee, hoje com 88 anos, estava satisfeita com o sucesso do primeiro livro e não se preocupou em lançar o segundo. O novo volume, que traz a personagem Scout em fase adulta, chega ao mercado em julho de 2015. O anúncio foi feito pela editora HarperCollins, que se referiu ao lançamento como um “acontecimento literário extraordinário”.
“Eu fiquei muito surpresa e encantada quando a minha querida amiga Tonja Carter descobriu o rascunho deste livro. Tonja encontrou o exemplar anexado a versão original de O Sol É para todos em um local muito seguro”, disse a autora à revista Time, dando a entender que havia esquecido da existência do original. “Depois de muito hesitar, eu compartilhei o exemplar de Go Set a Watchman com um punhado de pessoas em que confio. Fiquei agradecida em saber que eles julgaram o livro como digno de publicação. Acho maravilhoso que ele seja lançado após tantos anos.”
O clássico O Sol É para todos foi lançado em 1960 e venceu o Prêmio Pullitzer, tornando-o título obrigatório da literatura americana moderna. A narrativa conta a história de Jam e Scout Fincher, filhos do advogado Atticus, responsável por defender o caso de um homem negro injustamente acusado de violentar uma garota branca. Em Go Set a Watchman, Scout aparece mais velha e é forçada a lidar com questões pessoais e políticas quando retorna para a cidade de Maycomb.
O novo livro também será lançado em uma versão digital. Segundo a Time, a autora declarou sua preferência por versões impressas, mas surpreendeu os fãs permitindo que O Sol É para Todos fosse publicado no formato de e-book.