Americanos dominam indicações ao Man Booker Prize
O livro ‘A Little Life’, da escritora havaiana Hanya Yanagihara, é um dos favoritos ao prêmio (Foto: Getty Images) O Man Booker Prize, uma das mais prestigiadas honrarias da literatura, divulgou nesta quarta-feira a lista dos treze livros que concorrem ao prêmio neste ano. Dos treze pré-finalistas, cinco são americanos: Bill Clegg, Marilynne Robinson, Anne […]
O Man Booker Prize, uma das mais prestigiadas honrarias da literatura, divulgou nesta quarta-feira a lista dos treze livros que concorrem ao prêmio neste ano. Dos treze pré-finalistas, cinco são americanos: Bill Clegg, Marilynne Robinson, Anne Tyler, Laila Lalami e Hanya Yanagihara, a favorita desta edição, segundo as casas de aposta, pelo romance A Little Life.
Leia também:
Sérgio Rodrigues e Arthur Dapieve são finalistas de prêmio literário francês
Rebatizado pelo Itaú, Portugal Telecom abole categorias
Escritor húngaro vence o prêmio Man Booker International
O nigeriano Chigozie Obioma, a neozelandesa Anna Smail, o jamaicano Marlon James, a irlandesa Anne Enright, os ingleses Tom McCarthy e Sunjeev Sahota, o nigeriano Chigozie Obioma, o escocês Andrew O’Hagan e a indiana Anuradha Roy completam a seleção.
Um dos fortes candidatos da lista é o livro de Clegg, Did You Ever Have a Family. É o primeiro romance do autor de Retrato de um Viciado Quando Jovem, livro de memórias em que conta sua luta contra o vício em crack, álcool e sexo, e Noventa Dias, em que ele narra o período em que batalhava para ficar limpo. Ambos os livros foram muito elogiados pela crítica. Em seu romance, ele conta a história de uma mulher que tenta dar um jeito em sua vida após perder a família em uma explosão de gás.
A Brief History of Seven Killings, de Marlon James, é outra forte candidata deste ano. O livro conta a história de uma tentativa de assassinato contra o cantor de reggae Bob Marley e retrata a situação que a Jamaica passava nos anos 1970 e 1980, quando houve uma ascensão da violência no país.
Até 2013, a participação no Man Booker Prize era restrita aos autores da Commonwealth, o conjunto de 53 países que têm a rainha Elizabeth II como chefe de Estado (como Grã-Bretanha, Canadá, Austrália, Índia e África do Sul), e da Irlanda. A nova regra passou a aceitar qualquer obra escrita em língua inglesa. Os jurados agora deverão ler os livros mais uma vez e anunciar uma lista reduzida dos indicados no dia 15 de setembro. O vencedor será anunciado em 13 de outubro.
Confira a lista com os indicados ao prêmio:
Bill Clegg, com Did You Ever Have a Family
Anne Enright, única indicada que já ganhou, com The Green Road
Marlon James, com A Brief History of Seven Killings
Laila Lalami, com The Moor’s Account
Tom McCarthy, com Satin Island
Chigozie Obioma, com The Fishermen
Andrew O’Hagan, com The Illuminations
Marilynne Robinson, com Lila
Anuradha Roy, com Sleeping on Jupiter
Sunjeev Sahota, com The Year of the Runaways
Anna Smaill, com The Chimes
Anne Tyler, com A Spool of Blue Thread
Hanya Yanagihara, com A Little Life