Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Me Engana que Eu Posto

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.
Continua após publicidade

Decreto presidencial sobre convocação para o Exército no Carnaval é falso

Documento justifica medida por conta da 'iminência de conflito' com a Venezuela; convocados ficariam incomunicáveis durante o feriado

Por André Siqueira 26 fev 2019, 19h17

Com o feriado de Carnaval se aproximando, começou a circular nas redes sociais, na tarde desta terça-feira 26 o boato de que o presidente da República Jair Bolsonaro decretou que todos os homens, de 18 a 60 anos, sirvam ao Exército em razão da “iminência de conflito armado com a República Bolivariana da Venezuela“. 

De acordo com a lorota, o decreto 9.715, publicado na segunda-feira, 25, convoca “todos os homens brasileiros, de 18 a 60 anos de idade, independente do estado civil, às 18h do dia 01 de março de 2019, para treinamento militar, de caráter sigiloso e com término no dia 06 de março de 2019 (quarta-feira de cinzas)”. O artigo 2º ressalta que, “salvo decisão do Comando, os convocados permanecerão em regime de incomunicabilidade durante todo o período de treinamento militar”.

falso-decreto-bolsonaro-venezuela
Falso decreto convoca homens para treinamento militar durante o Carnaval (Reprodução/Reprodução) (Twitter/Reprodução)

De fato, existe um decreto 9.715, mas na verdade trata-se de uma lei promulgada em 25 de novembro de 1998, pelo então presidente do Senado Antônio Carlos Magalhães. O documento, ao contrário do que circula nas redes sociais, versa sobre as contribuições para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP). 

A imagem falsa cita como motivo para a convocação para o Exército o inciso XIX do artigo 84 da Constituição, que realmente atribui ao presidente o poder de “decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional” e de “declarar guerra no caso de agressão estrangeira”. No entanto, nos dois casos, o Congresso precisaria referendar a decisão do Executivo. 

Você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.