Um bom começo para uma crise que aflige tanto o país
Ou... a união de esforços na segurança pública
A criação do Escritório Emergencial de enfrentamento do crime organizado é um bom começo para a solução ideal no combate contra as cada vez mais poderosas facções do crime, como o Comando Vermelho. Trata-se da tão sonhada cooperação entre os estados e o governo federal.
O escritório, como o nome diz, é temporário e focado apenas na atual crise após a operação nos complexos da Penha e Alemão.
A solução mais estruturante é a PEC da Segurança Pública que cria o Sistema Único de Segurança Pública, o SUSP. Alguns governadores da ala conservadora acreditam que a proposta dá ao governo federal poderes em área que, pela Constituição, é da autonomia dos estados.
Mas está claro até para outra parte da oposição que é fundamental o governo federal ter um papel no combate à criminalidade. Os governistas estão com esperança de que agora a PEC seja aprovada.
No Escritório Emergencial vão atuar juntos o secretário de segurança do Rio, Victor Cesar Santos, e o secretário nacional de segurança, Mário Luiz Sarrubbo. Esse pode ser um canal eficiente de diálogo num assunto que aflige tanto a população.
Eleição presidencial: nova pesquisa mostra que Lula parou de subir
Relator da CPI do Crime Organizado no Senado ajuda Derrite com PL Antifacção
Perturbada, Nicole Kidman quebra janela após cena de estupro
Boninho se revolta com críticas públicas de Narcisa: ‘irresponsável’
Quantas calorias cortar por dia para perder peso?







